Por Andréa Antunes 5 de Outubro de 2025
Virgilio Almeida toma posse na Academia Nacional de Engenharia dos EUA

No dia 5 de outubro, o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Virgilio Augusto Fernandes Almeida, tomou posse como membro da prestigiada National Academy of Engineering (NAE) dos Estados Unidos — uma das maiores honrarias concedidas a engenheiros no país. A cerimônia marcou a entrada de 22 novos membros internacionais, entre eles o brasileiro Virgilio Almeida, que também integra a Academia Nacional de Engenharia do Brasil (ANE) e a Academia Brasileira de Ciências.
Almeida, que já foi coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e atualmente é titular da Cátedra Oscar Sala no Instituto de Estudos Avançados da USP, foi reconhecido por suas contribuições à avaliação de desempenho e modelagem de sistemas distribuídos de larga escala, além de sua atuação em políticas de tecnologia da informação. A indicação partiu de um membro da própria academia, e sua eleição foi resultado de um processo rigoroso e confidencial iniciado em dezembro do ano anterior.
Além de Virgílio Almeida, o professor Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos da USP, foi eleito.
Com a posse, Virgilio Almeida passa a integrar um seleto grupo de sete brasileiros na NAE. Desses, três são membros da Academia Nacional de Engenharia do Brasil: Nelson Martins, Virgínia Ciminelli e o próprio Virgílio Almeida..
Trajetória e reconhecimento
Formado em Engenharia Elétrica pela UFMG, com mestrado em Informática pela PUC-Rio e doutorado em Ciência da Computação pela Vanderbilt University (EUA), Almeida é bolsista de produtividade nível 1A do CNPq e atua em áreas como sistemas distribuídos, interação homem-máquina e internet. Em 2022, assumiu a Cátedra Oscar Sala, voltada ao fortalecimento do conhecimento sobre a internet e suas aplicações. Entre suas condecorações estão a Medalha de Honra da Inconfidência (2012) e a Grande Medalha da Inconfidência (2018), ambas concedidas pelo governo de Minas Gerais.
Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos – NAE
A NAE compõe um trio de academias com a Nacional de Ciências (NAS) e a Nacional de Medicina (NAM) dos Estados Unidos. Essas entidades produzem e publicam estudos sobre temas relevantes e propõem políticas públicas em seus campos, com vistas a “promover o bem-estar e a prosperidade da nação.
Os membros da academia têm origem nos setores empresarial, acadêmico, governamental e em organizações sem fins lucrativos, e representam um amplo espectro de disciplinas da engenharia. Atualmente, a organização conta com mais de 2.800 membros eleitos por pares e membros internacionais, profissionais seniores nas diversas áreas. Na cerimônia de posse deste ano, a entidade anunciou a eleição de 128 novos membros dos EUA (agora são 2.487) e 22 novos membros de fora do país (agora, 336).