Por Andréa Antunes 9 de Setembro de 2025
ANE divulga documento estratégico com recomendações para a Transição Energética no Brasil

O engenheiro Mário Menel, presidente da Academia Nacional de Engenharia, foi eleito membro da Academia Pan-Americana de Engenharia (API) e será oficialmente empossado no próximo dia 18 de setembro, durante cerimônia na Cidade do Panamá. A posse ocorrerá como parte da programação do Jubileu de Prata da API, que celebra os 25 anos da instituição e será realizado entre os dias 17 e 20 de setembro de 2025.
A API reúne engenheiros de destaque das Américas, comprometidos com o progresso técnico, a integração regional e o desenvolvimento sustentável. A eleição de Menel representa o reconhecimento internacional de sua trajetória na Profissão.
Além de Mário Menel, outros membros da ANE já integram a Academia Pan-Americana de Engenharia, como os engenheiros Francis Bogossian, Paulo Alcantara Gomes, Fernando Cosme Rizzo Assunção e Ruy Carlos De Camargo Vieira.
Paulo Alcantara Gomes, inclusive, teve papel fundamental na articulação de acordos de cooperação entre a ANE e a API, voltados à valorização da engenharia e à colaboração internacional em temas como educação, infraestrutura e mudanças climáticas.