Por Andréa Antunes 5 de Setembro de 2026
Academia Nacional de Engenharia é contemplada em edital da FAPERJ pela segunda vez
A Academia Nacional de Engenharia (ANE) foi selecionada na nova edição do edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) voltado ao apoio de academias nacionais sediadas no estado, ao lado de instituições centenárias como a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Medicina (ANM), entre outras.
Esta é a segunda vez que a ANE garante o fomento da agência fluminense, repetindo o resultado obtido na chamada pioneira de 2023. O projeto aprovado teve como coordenadora a diretora da ANE, Maria Elvira Piñeiro Maceira, responsável por estruturar a proposta submetida à agência de fomento.
Os recursos aprovados serão destinados à sustentação de projetos estratégicos da ANE, incluindo a modernização da infraestrutura tecnológica da sede, a manutenção da publicação institucional da revista A Lanterna, o aprimoramento do portal digital e o suporte a eventos técnicos promovidos pela instituição.
A seleção consolida a inserção da ANE no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado do Rio de Janeiro, assegurando a continuidade de iniciativas focadas no debate técnico e em políticas públicas para a engenharia nacional.