Por Andréa Antunes 16 de Março de 2026
ANE apresenta embaixadora no ITA e abre caminho para parceria
No dia 5 de março, representantes da Academia Nacional de Engenharia estiveram no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para apresentar formalmente a estudante Maria Antonia Del Nero como embaixadora da ANE na instituição.
A visita contou com a presença do coordenador do capítulo São Paulo da ANE, José Roberto Castilho Piqueira, do coordenador do Comitê de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Flavio Grynszpan, o acadêmico Emilio Matsuo. do reitor do ITA, Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, e do pró-reitor de graduação da instituição, Celso Massaki Hirata.
Maria Antonia participou do Desafio ANE 2025, iniciativa que mobilizou estudantes universitários de todo o país em busca de soluções inovadoras para os grandes desafios da engenharia. Na categoria Agricultura, ela apresentou o projeto Agro, que busca oferecer uma solução acessível de manejo de irrigação para a agricultura familiar, utilizando sensores de baixo custo e energia solar para informar quando e quanto irrigar.
O Desafio ANE 2025 mobilizou estudantes universitários de todo o país em busca de soluções inovadoras para os grandes desafios da engenharia em sete áreas estratégicas: Água e Saneamento, Agricultura, Cidades Inteligentes, Desenvolvimento Sustentável, Energia, Saúde e Transporte. Os vencedores tornaram-se embaixadores da ANE em suas universidades, fortalecendo o vínculo entre jovens talentos e a comunidade acadêmica.
Além da apresentação, a iniciativa abre espaço para uma parceria entre a ANE e o ITA, com o objetivo de apoiar Maria Antonia no desenvolvimento do projeto e fortalecer a integração entre jovens talentos e a comunidade acadêmica.