Notícias

Por Andréa Antunes 8 de Novembro de 2025

 

EngenhAção: movimento da ANE ganha força em Santa Catarina

teste

 

ANE firma parceria com NDTV e ganha destaque na Revista da Engenharia com entrevista exclusiva de Carlos Alberto Schneider

A Academia Nacional de Engenharia (ANE) estabeleceu uma parceria estratégica com o grupo de comunicação (TV, rádio, jornal e revista) NDTV para promover o movimento EngenhAção, iniciativa originada pelo Capítulo Santa Catarina em colaboração com a FIESC.

O acordo contempla uma série de ações de comunicação voltadas à valorização da engenharia nacional, como campanhas televisivas, produção de conteúdos digitais, cobertura jornalística de eventos e ampla divulgação das atividades do movimento EngenhAção — a primeira realização conjunta entre as instituições envolvidas. A parceria já começa a mostrar resultados: o projeto foi tema de uma matéria especial exibida na edição de 3 de novembro do programa Balanço Geral Florianópolis.

Com apoio do Governo de Santa Catarina, o EngenhAção propõe uma mobilização conjunta entre educadores, empreendedores e instituições, promovendo ações que valorizem a engenharia e ampliem sua presença na sociedade. A proposta é mostrar aos jovens as oportunidades em áreas estratégicas como energias renováveis, indústria 5.0, biotecnologia, cidades inteligentes, veículos autônomos e exploração espacial.

O movimento é liderado pelos acadêmicos Sérgio Gargioni, coordenador do Capítulo Santa Catarina, e Carlos Alberto Schneider, com participação de outros membros da ANE no estado, como Álvaro Toubes Prata, Clóvis Raimundo Maliska, Ernesto Heinzelmann, José Fernando Faraco, Luiz Carlos Guedes, Marcia Barbosa Henriques Mantelli e Nelson Zeni Junior.