Por Andréa Antunes 3 de Outubro de 2025
Estudantes vencedores destacam aprendizados e conexões

Não foi apenas um seminário. Para os jovens vencedores do Desafio ANE 2025, o evento realizado em São Paulo foi uma experiência única no universo da engenharia nacional — um encontro entre gerações, onde a experiência dos grandes nomes da área se somou à energia e à criatividade dos futuros profissionais.
Representando os alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME), na cerimônia de abertura, o professor Fabiano Gomes da Silva, orientador do projeto “Hidrogênio Verde como substituto para GMG em pelotões especiais de fronteira”, destacou o papel transformador da iniciativa. “Foi um evento memorável que uniu o peso da experiência com a ousadia da juventude, com foco no avanço da nossa engenharia.”

Entre os estudantes premiados, Jobel Dato Júnior celebrou o reconhecimento recebido e a oportunidade de se conectar com lideranças da área. “Foi muito gratificante poder ter recebido o reconhecimento da ANE com meu projeto. Mais ainda foi poder ter conhecido, durante o evento, diversas figuras e iniciativas importantes para a engenharia nacional.”

Para ele, o apoio da Academia representa mais do que uma conquista técnica — é um voto de confiança que impulsiona sua trajetória. “Esse reconhecimento foi muito importante para mim como estudante, pois as minhas maiores conquistas durante minha carreira foram quando meus professores depositaram sua confiança em mim. Estou grato pela ANE confiar em mim nesse desafio.”
Jobel também compartilhou seus planos para o futuro. “Agora pretendo seguir com meu projeto aplicando os conselhos que me foram dados, e espero que possa atender às expectativas que a ANE possui comigo, para que eu possa, assim, contribuir um pouco com a engenharia nacional que constrói nosso país.”
Emily Carvalho Bispo, outra estudante participante, definiu o evento como uma experiência transformadora. “Foi algo desafiador, significou uma experiência única de crescimento acadêmico e pessoal. Se tornou uma oportunidade de aplicar os conhecimentos técnicos a problemas reais, desenvolver pensamento crítico e aprimorar a capacidade de trabalho em equipe.”

Ela também destacou o impacto da convivência com profissionais renomados. “O evento permitiu contato com profissionais e pesquisadores de destaque, ampliando minha visão sobre os desafios atuais da engenharia e fortalecendo minha rede de contatos na área. Agregando valor à minha formação pessoal e profissional!”
Maria Antonia Del Nero também participante do Desafio ANE 2025, destacou o valor prático e inspirador da experiência. “Os temas do desafio eram muito atuais e intrigantes, e foi bem bacana estudar, planejar e prototipar uma solução na prática. Foi encorajador participar de um evento de nível nacional e conhecer outros alunos com propostas tão criativas.”

Maria Eduarda Nascimento Andrade, que apresentou seu projeto ao lado da colega Rebeca Graff, destacou o impacto acadêmico e pessoal da experiência. “A participação foi uma oportunidade única de conversar com mentes brilhantes sobre o futuro energético. No desenvolvimento do trabalho, a interação com os professores foi fundamental, pois eles não apenas auxiliaram, mas trouxeram insights cruciais para a apresentação. Nas minhas vivências do curso de engenharia, este foi o momento em que pude, de fato, colocar o conhecimento em prática, o que me fez sentir parte do todo. O que se seguiu foram apenas mais e mais oportunidades. Apesar dos imprevistos, a experiência foi extremamente positiva e recompensadora. Recomendaria a todos estudantes de engenharia que buscassem participar de desafios semelhantes para aumentar suas habilidades.”

Nem todos os estudantes puderam estar presencialmente em São Paulo. Um dos projetos foi apresentado de forma remota, e outro estudante, por motivos pessoais, não pôde comparecer.