Por Andréa Antunes 8 de Setembro de 2025
ANE divulga documento estratégico com recomendações para a Transição Energética no Brasil

No dia 29 de agosto, o Brasil celebrou os 200 anos do reconhecimento oficial da Independência pelo Tratado do Rio de Janeiro, firmado entre Brasil e Portugal em 1825. Antecipando a data histórica, o Conselho de Minerva da UFRJ realizou, em 26 de agosto, uma solenidade no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, reunindo representantes de entidades brasileiras e portuguesas em um tributo à cooperação entre os dois países.
Durante o evento, foram homenageadas personalidades que se destacaram em atividades relevantes para o fortalecimento das relações luso-brasileiras. Entre os agraciados com o Colar do Mérito Pedro, o Libertador, estão os professores Flavio Miguez de Mello, Francis Bogossian, Paulo Alcântara Gomes, todos membros do Conselho de Minerva e da Academia Nacional de Engenharia.
O presidente do Conselho de Minerva, Professor Sebastião Amoedo, destacou o simbolismo da honraria, criada em homenagem a Dom Pedro I do Brasil e IV de Portugal. Segundo Amoedo, o colar “tem a honrosa pretensão de despertar, em todos aqueles que insistem em aspirar e lutar pela Liberdade, as virtudes que também povoaram o espírito e forjaram o caráter desse ser humano tão complexo, que dó fez irmanar e engrandecer a história do Brasil e de Portugal.”
A cerimônia reforçou os laços históricos e culturais entre as duas nações, celebrando não apenas um marco diplomático, mas também o papel da engenharia, da educação e da ciência na construção de um futuro comum.