Notícias

Por Andréa Antunes 11 de Julho de 2025

 

"Willy Lacerda é agraciado com a Medalha Internacional de Realização ao Longo da Vida”

teste

 

O engenheiro e Acadêmico Willy Lacerda acaba de ser homenageado com a Medalha Internacional de Realização ao Longo da Vida (ILAM) 2025, concedida pela Sociedade Internacional de Mecânica do Solo e Engenharia Geotécnica (ISSMGE). A cerimônia de premiação acontecerá conforme previsto pelas regras da entidade, sendo entregue pelo presidente ou vice-presidente da ISSMGE, em data a ser definida.

Além de Willy, o professor Kenji Ishihara também foi agraciado com a honraria este ano. A seleção foi feita pela Diretoria da ISSMGE após o Comitê de Prêmios (AWAC) revisar minuciosamente as indicações de 13 candidatos, representando todas as seis regiões do mundo e atendendo a critérios rigorosos. A medalha reconhece profissionais cuja trajetória de vida impactou significativamente a engenharia geotécnica, tanto em nível nacional quanto internacional. Criada em 2022 pelo atual presidente da ISSMGE, Dr. Marc Ballouz, a premiação valoriza o conhecimento, envolvimento e caráter daqueles que moldaram gerações de engenheiros com suas contribuições técnicas e acadêmicas.

Com sede em Londres e fundada em 1936, a ISSMGE é referência internacional na área de mecânica dos solos e engenharia geotécnica. Willy Lacerda torna-se o primeiro brasileiro a conquistar esse reconhecimento de prestígio global.

Willy Lacerda é é graduado em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do BrasilL (1958), mestre em Geotechnical Engineering - University of California - Berkeley (1969) e doutor em Geotechnical Engineering - University of California - Berkeley (1976). Professor Eméritoda a Universidade Federal do Rio de Janeir - UFRJ. Participou da fundação do Instituto de Geotécnica da cidade do Rio de janeiro, em 1966. Como Professor da COPPE-UFR, de 1967 a 2007, orientou mais de 50 dissertações de Mestrado e 18 de Doutorado. Tem mais de 150 artigos publicados em revistas indexadas e Anais de Congressos

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estabilidade de Taludes, atuando principalmente nos seguintes temas: aterros sobre argila mole, barragens de terra, escorregamentos de terra, estabilidade de taludes, solos colapsiveis, mecânica dos solos e solos tropicais. Foi Presidente (1996-2000) da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), atualmente é Sócio Emérito e membro permanente do conselho diretor . Foi Presidente do JTC1- Joint Technical Committee on Landslides and Engineered Slopes ,das 3 sociedades Internacionais: ISSMGE, ISRM, IAEG no periodo 2006-2010; atualmente é um dos “core members”. Recebeu o título de “Professor Emérito” da UFRJ, em Outubro de 2010. Eleito para a ANE - Academia Nacional de Engenharia, em 2012.