Por Andréa Antunes 27 de Maio de 2025
Morre Plínio Assmann, fundador da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP)

A Academia Nacional de Engenharia lamenta profundamente o falecimento do Acadêmico Plínio Osvaldo Assmann, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 27 de maio de 2025. Sua atuação incansável e sua visão estratégica marcaram décadas de desenvolvimento no Brasil, promovendo inovações e aprimorando a mobilidade urbana em todo o país.
Plinio Osvaldo Assmann, membro da ANE desde 2021, dedicou sua vida a transformar a mobilidade urbana e a infraestrutura do país, sempre com um olhar estratégico e inovador. Desde a construção das primeiras linhas do metrô até sua atuação como Secretário de Transportes do Estado de São Paulo, ele foi decisivo para o desenvolvimento de políticas públicas e projetos que marcaram gerações. Foi fundador da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP)
Além de sua contribuição inestimável para o setor, Plinio era uma inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Sua experiência, inteligência e generosidade deixaram um legado que continuará a impactar o Brasil por muitos anos.
Que sua visão continue a inspirar profissionais e líderes a trabalharem por um transporte público mais eficiente e acessível.
Nos solidarizamos com sua família, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar momentos com um dos maiores nomes da engenharia brasileira.