Por Andréa Antunes 16 de Maio de 2025
Academia Nacional de Engenharia homenageia Fernando de Mendonça e visita à Embraer, em São José dos Campos

No dia 15 de maio, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) prestou uma homenagem ao acadêmico Fernando de Mendonça, em uma cerimônia realizada no Castelo, onde ele reside, em São José dos Campos. O evento contou com a presença do presidente da ANE, Mário Menel, que entregou uma placa de reconhecimento ao engenheiro e destacou sua contribuição para o progresso científico e tecnológico do Brasil.
Durante seu discurso, Menel enfatizou a visão de futuro de Mendonça, apesar de sua idade centenária. “Admiro o fato de o senhor não olhar pelo retrovisor, mas continuar olhando à sua frente. Da última vez que estive aqui, o senhor disse que tem projetos para daqui a quatro anos, e queremos celebrar junto com o senhor a realização desses projetos”, afirmou o presidente da ANE.
Emocionado com a homenagem, Fernando de Mendonça agradeceu e aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem aos jovens, pedindo que os presentes a levassem adiante. “Quem não tem presente, não tem futuro nem passado. O presente do jovem deve ser a educação, para que possa construir tanto um passado quanto um futuro”, declarou.
A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da ANE, Nelson Martins, do diretor Guilherme Velho e dos acadêmicos Albert Melo, Altino Ventura Filho, Emílio Kazunoli, Flavio Grynszpan, Ivan Vicent Janvrot, José Roberto Castilho Piqueira, Maria Elvira Maceira, Miguel Fernández y Fernández, Olga Simbalista e Sérgio Rolim. Também esteve presente o Brigadeiro Hugo Piva, que na ocasião recebeu seu diploma de Membro Titular da ANE. A esposa de Mendonça, Márcia Barberio, também participou da homenagem e do almoço de confraternização.

Após a homenagem, comitiva da ANE participou de visita à Embraer

Após a cerimônia, a comitiva da ANE realizou uma visita à Embraer, onde foi guiada pelas instalações da empresa e recebeu informações detalhadas sobre os modelos de aeronaves fabricados e o processo de montagem dos aviões. Durante o tour, os participantes puderam acompanhar de perto as etapas de produção e conhecer os avanços tecnológicos adotados pela empresa. A visita incluiu uma série de palestras institucionais, abordando a visão geral de negócios e inovação da Embraer, suas estratégias para o futuro e os investimentos na formação de jovens talentos. Além disso, um dos temas centrais foi a segurança, destacada como um dos pilares fundamentais em todas as iniciativas da empresa.
Antes de iniciar as apresentações, o presidente da ANE, Mário Menel, expressou sua gratidão à Embraer, que recebeu pela segunda vez uma comitiva da academia. Ele parabenizou a empresa pelo trabalho realizado e ressaltou que a Embraer é um orgulho para o Brasil, contribuindo significativamente para o avanço da engenharia e da tecnologia nacional.
O acadêmico Paulo Lourenção se juntou ao grupo para a visita à Embraer, acompanhando as atividades e interações promovidas durante o encontro.