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Por Andréa Antunes 24 de Abril de 2025

 

ANE participa de reunião estratégica no DNIT sobre manutenção de pontes e viadutos nas rodovias brasileiras

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou uma reunião, no dia 16 de abril, para discutir a necessidade urgente de manutenção das Obras de Arte Especiais (OAEs) nas rodovias federais brasileiras. O engenheiro Mauricio Renato Pina Moreira participou do encontro, a convite do DNIT, representando a Academia Nacional de Engenharia (ANE), contribuindo com importantes reflexões sobre o tema. Tais reflexões compõem position paper emitido pela ANE e encaminhado ao DNIT.

A reunião contou com a presença de importantes nomes do setor, entre eles: Fábio Pessoa da Silva Nunes, diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT; Bráulio Fernando Lucena Borba Júnior, coordenador-geral de Manutenção e Restauração Rodoviária do DNIT; e Júlio Timerman, diretor-presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Durante o encontro, foi destacada a existência de 5.335 OAEs ativas nas rodovias federais e os desafios enfrentados pelo DNIT na manutenção dessas estruturas.

Entre as pautas, o DNIT apresentou o Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), que visa recuperar 304 OAEs em estado crítico, além de discutir problemas como o fluxo demorado de projetos e o custo elevado de recuperação. O diretor do DNIT também propôs a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica com as entidades presentes, como forma de unir esforços na solução desse grave problema.

Mauricio Pina parabenizou a iniciativa do DNIT e reforçou o apoio da ANE às ações discutidas. Ele também ressaltou a necessidade de fiscalização do excesso de peso dos veículos nas rodovias e a importância de ampliar o suporte técnico e financeiro para a recuperação de OAEs estaduais e municipais.

A reunião evidenciou a urgência de medidas concretas para prevenir colapsos estruturais, como o ocorrido com a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira no final de 2024. Soluções como a atualização das normas técnicas, o uso de tecnologia avançada para monitoramento e a capacitação de profissionais para inspeções foram amplamente debatidas como estratégias essenciais para garantir a segurança e a eficiência da infraestrutura rodoviária do Brasil.