Notícias

Por Andréa Antunes Abril 20, 2024

 

Acadêmico da ANE conquista o “grand slam” das palestras sobre ciência e engenharia dos materiais vítreos

Acadêmico da ANE conquista o “grand slam” das palestras sobre ciência e engenharia dos materiais vítreos

O Acadêmico Edgar Dutra Zanotto, professor sênior do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi agraciado com aFrontiers of Glass Science Lecture, um dos prêmios mundiais mais importantes sobre ciência e engenharia dos materiais vítreos, concedido pela American Ceramic Society (ACerS).

Essa distinção é concedida anualmente a um cientista que tenha feito contribuições excepcionais para o avanço da ciência dos vidros. A lista de palestrantes anteriores desde 2013 inclui nomes de destaque dos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Japão. Portanto, é a primeira vez que um pesquisador latino-americano recebe essa honraria.

A Frontiers of Glass Science Lecture se junta a as outras três palestras de prestígio sobre vidros que o Professor já ministrou:

– Willian E.S. Turner Memorial Lecture 2014 (Society of Glass Technology, UK),

– Alfred Cooper Distinguished Speaker 2016 Lecture (ACerS, USA) e

– Samuel Scholes Memorial Lecture 2019 (Alfred University, USA).

Com este prêmio, o Professor Zanotto é o primeiro pesquisador a completar o “grand slam” das palestras em sua área de expertise, um feito que consolida a posição do DEMa-UFSCar como um dos principais centros do planeta sobre materiais vítreos.

A palestra, intitulada “Desvendando a Nucleação de Cristais em Líquidos Super-resfriados e Vidros”, será ministrada em maio no congresso da AcerS em Las Vegas, Estados Unidos. Nela, o professor compartilhará suas pesquisas sobre a relaxação e a cristalização de vidros, temas fundamentais para o entendimento e desenvolvimento de novos materiais vítreos e vitro-cerâmicos policristalinos.

O Professor Zanotto se mostrou surpreso e honrado com a premiação. Ele está motivado a apresentar uma palestra que inspire a próxima geração de cientistas de materiais. “É sempre prazeroso e motivador ver a ciência nacional brilhar no exterior”, ele comenta e aproveita a oportunidade para agradecer aos seus inúmeros estudantes e colaboradores, e o apoio contínuo do DEMa – UFSCar e da Fapesp, Capes e CNPq durante quase 5 décadas.