Notícias

Por Andréa Antunes Agosto 17, 2023

 

Faperj divulgará edital de apoio às academias nacionais sediadas no Rio de Janeiro

Faperj divulgará edital de apoio às academias nacionais sediadas no Rio de Janeiro

Edgar Neto,subsecretário de Estado de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, Mauro Azevedo, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Francis Bogossian, ex-presidente da ANE

Opresidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Jerson Lima Silva, anunciou o lançamento do edital de Apoio às Academias Nacionais sediadas no Estado do Rio de Janeiro, com recursos na casa de R$ 4 milhões. O anúncio foi realizado durante a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a ABL (Academia Brasileira de Letras) e a Faperj, no dia 14 de agosto, na sede da ABL, no Rio.

De acordo com o Jerson Lima, o objetivo é apoiar as entidades nacionais para que possam fomentar e divulgar suas atividades. A expectativa é de que o edital seja divulgado ainda este mês. A iniciativa mira o apoio e o incentivo às atividades de editoração e publicação de revistas e/ou periódicos científicos e tecnológicos, livros impressos ou eletrônicos, em todas as áreas de conhecimento, a fim de ampliar a divulgação do acervo das Academias, bem como de resultados de pesquisas e trabalhos que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, cultural, ambiental e social do estado.

O edital também irá contemplar o apoio à aquisição de livros e publicações em outras mídias, destinados à pesquisa científica e tecnológica, visando à atualização do acervo de bibliotecas vinculadas a essas Academias; fomentar o financiamento de projetos que deem suporte à organização, manutenção, informatização, digitalização, gestão e divulgação desses acervos.

Ex-presidente da Academia, Francis Bogossian representou a ANE durante o evento e conversou com o Secretário do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Mauro Azevedo, e com o presidente da Faperj, Jerson Lima. “Essa é uma iniciativa importante para as academias nacionais que trabalham em prol do desenvolvimento da nação. Com esse apoio elas poderão fomentar suas atividades e divulgar seu trabalho”, avaliou Francis Bogossian.

Para o presidente da ABL, Merval Pereira, a iniciativa mostra que a Faperj considera as academias nacionais sediadas no Rio de Janeiro como patrimônio cultural do estado que precisam se apoiadas.

Também estiveram presentes o presidente da Academia Nacional de Medicina, Francisco José Barcellos Sampaio, do diretor da Academia Brasileira de Ciências, Roberto Lent, do reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antônio Pedroso, e do subsecretário de Estado de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Edgar Leite, entre outros.