Por Andréa Antunes Junho 29, 2023
Morre Alysson Paolinelli
Morre Alysson Paolinelli
29 JUN 2023
A Academia Nacional de Engenharia cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do nosso acadêmico e grande brasileiro, Alysson Paolinelli, aos 86 anos, em 29 de junho de 2023. O enterro, reservado aos familiares, será às 11h00, no Cemitério Parque da Colina.
Paolinelli fez um cirurgia para colocar uma prótese no quadril e após o procedimento teve uma gripe forte, que levou a uma pneumonia. Estava internado acerca de um mês.
Engenheiro agrônomo, o ilustre acadêmico Paolinelli, se especializou no potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. No final da década de 60, foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa), promoveu a ocupação do Cerrado e implantou um programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa do mundo.
Tudo motivado pela crença de que não é possível gerar desenvolvimento sem investir em pesquisa, em ciência e em tecnologia. Foi ministro da Agricultura de 1974 a 1979, e um dos responsáveis pela criação da EMBRAPA, empresa que revolucionou a agricultura brasileira.
Após deixar o órgão, ocupou a presidência do Banco do Estado de Minas e da Confederação Nacional da Agricultura. Foi eleito deputado federal em 1986 – fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte. Em 2006 recebeu o World Food Priz, prêmio equivalente ao Nobel da alimentação.
Atualmente, era o presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtos de Milho (Abramilho) e um ativista da agricultura tropical.
Foi um dos poucos brasileiros indicados ao prêmio Nobel da Paz. “O Brasil avançou muito no setor agrícola, mas corremos o risco de ficar para trás. Pagamos um preço alto em função de serviços de má qualidade e por isso é preciso investir em transporte, facilidades portuárias, organização da produção, e na qualidade dos produtos. A agricultura tropical tem que inovar. Precisamos dar oportunidades aos nossos cientistas para que possamos avançar”, afirmava o Acadêmico.
A Academia Nacional de Engenharia reforça o reconhecimento à trajetória de Alysson Paolinelli que ficará em nossa memória como o grande nome do agronegócio brasileiro.