Por Andréa Antunes 8 de Dezembro de 2020
Acadêmico Renato Cotta é nomeado para o Conselho Nacional de Política Energética

O acadêmico Renato Cotta, Professor da Coppe/UFRJ, foi nomeado para o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), como representante de instituição acadêmica brasileira especializada em energia. Seu mandato se estenderá até 6 de dezembro de 2022. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de dezembro. Presidido pelo ministro de Minas e Energia, o CNPE é órgão de assessoramento do presidente da República para formulação de políticas e diretrizes de energia.
O Conselho é formado por 14 membros, sendo onze membros efetivos, dez ministros de Estado e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e três membros designados, sendo um representante dos estados, um representante da sociedade civil e um representante das universidades.
O Acadêmico Renato Cotta é graduado em engenharia mecânica com ênfase nuclear pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui doutorado em engenharia mecânica e aeroespacial (1985) pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. É professor titular da Escola Politécnica e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ).