Patronos

Atual ocupante: Eduardo Antônio Barros da Silva

 

Napoleão João Baptista Level

 

Napoleão João Baptista Level nasceu em Ilhéus, Bahia, em 20 de novembro de 1828, filho de Jean Batiste Level e Helena Lavigne Level. Aos 14 anos, em 1842, iniciou sua vida profissional no Arsenal de Marinha da Bahia como aprendiz de 1ª classe da oficina de carpinteiros de machado. Começou sua vida profissional como aprendiz no Arsenal da Bahia, aos 14 anos de idade. Posteriormente, já no Arsenal de Marinha da Corte, foi o primeiro brasileiro graduado em Engenharia Naval.

Em 1860 foi nomeado Diretor de Construções Navais. Sua passagem pelo Arsenal de Marinha da Corte marcou o período áureo do estabelecimento, pela intensa atividade de construções e reparos e, principalmente, pelo notável e contínuo progresso técnico por ele introduzido, que transformou o velho Arsenal Colonial em um dos estaleiros avançados no seu tempo.

Destacam-se, nesse período, os Encouraçados e os Monitores da Classe Pará, construídos durante a Guerra da Tríplice Aliança. Destacam-se também a Corveta Niterói (primeiro navio de propulsão a hélice construído no Brasil) e o Encouraçado Sete de Setembro. Em 1879, Napoleão Level aposentou-se depois de 37 anos dedicados a Marinha e a Nação. Faleceu em Paris, aos 87 anos em 1915.

Fonte: http://www.arquivodamarinha.dphdm.mar.mil.br/index.php/yg9hq