Mário Henrique Simonsen

Atual ocupante: Lindolpho de Carvalho Dias

Posse: 2000

 

Mário Henrique Simonsen (Rio de Janeiro, 1935 — Rio de Janeiro, 1997) foi um engenheiro, economista, professor e banqueiro brasileiro. Foi Ministro da Fazenda do Brasil entre 1974 e 1979 e Ministro do Planejamento no governo Figueiredo.

Engenheiro civil formado pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro, Economista, formado na Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro – SUESC, destacou-se ao longo de sua carreira como professor de economia (área de Econometria) da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas, a qual ajudou a fundar, a partir do Centro de Aperfeiçoamento de Economistas da mesma fundação. Assumiu diversos postos de destaque no governo federal, entre eles o de ministro da Fazenda no governo de Ernesto Geisel e o de Ministro do Planejamento no governo de João Batista Figueiredo (15 de março a 10 de agosto de 1979). Atuou também como sócio-consultor do banco de investimentos Banco Bozano, Simonsen e prestou consultoria para diversas empresas do setor financeiro nacional e internacional.

Simonsen foi professor da Fundação Getúlio Vargas e também da Universidade de Brasília, professor convidado na (Cátedra de Econometria). Suas aulas eram famosas pela baixa frequência de alunos (o curso de Econometria é uma especialização do Economista e em final de curso), já que poucos conseguiam acompanhar seu ritmo de raciocínio muitas vezes bastante abstratos, devido à complexidade da matéria lecionada.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Henrique_Simonsen