Luiz Carlos Pereira Tourinho

Atual ocupante: Armando Morado Ferreira

 

Oriundo de família com fortes tradições militares, Luiz Carlos Pereira Tourinho era Filho de Plínio Alves Monteiro Tourinho (engenheiro-militar) e de Esther Ferreira Pereira (professora normalista).

Aos quinze anos, foi aprovado no exame de vestibular da Faculdade de Engenharia (fevereiro de 1929). Interrompeu os estudos na Escola de Engenharia, para seguir carreira militar no Rio de Janeiro. Concluiu o curso da Escola Militar e no dia 25 de janeiro de 1934 quando foi promovido ao posto de Aspirante.

Luiz acabou se rematriculando no curso de engenharia, cursando entre 1934 e 1938.

Apaixonado pelo pensamento científico e pela busca do amplo conhecimento, se declarava um livre pensador “Positivista”.

Carreira Militar

O período de 1934 a 1950 contribuiu com o Exército brasileiro em várias frentes de trabalho. Participou de estudos, projetos e construção de estradas e quartéis (rodovia Curitiba-Capela da Ribeira em 1934[16]; rodovia Curitiba-Joinville em 1935/1936; construção do quartel do 1° Batalhão de Fronteira localizado em Laranjeiras do Sul, em 1945; construção do quartel do 15º Regimento de Cavalaria Independente e da Vila Militar de Guarapuava entre 1943 e 1946. Entre 1942 e 1946, foi chefe do Escritório de Obras do Serviço Regional de Engenharia da 5ª Região Militar. Em 1946 chefiou o 5° Batalhão de Engenharia de Combate na cidade de Porto União. Foi promovido ao posto de General de Brigada no dia 20 de maio de 1961.

Luiz Carlos Pereira Tourinho foi presidente do diretório regional do Partido Social Progressista (PSP). Em 1954, elegeu-se deputado federal pelo Paraná. Na Câmara Federal, fez parte das comissões de Economia, Transportes, Segurança e Educação.

Em 1949 prestou concurso de títulos e provas para livre-docência na Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná (UFPR) onde permaneceu até 1988. Foi professor titular das disciplinas de Estatística Matemática Economia Política e Finanças (1949/1954 e 1967/1975), foi professor titular de Engenharia de Transportes e Economia de Engenharia (1973/1975) da Escola de Engenharia e seu Diretor (1971/1973).

Foi autor de diversos trabalhos técnicos didáticos sobre transportes, economia, estatística, probabilidades, história e geografia.

Foi Diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) entre 1951 e 1954 Santa Catarina, Ponta Grossa e do Instituto Militar de Geografia e História. Foi membro da Academia Paranaense de Letras, do Centro de Letras do Paraná, da Academia de Cultura do Paraná, da Academia Brasileira de História e da Academia Nacional de Engenharia. Foi Vice-Presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenharia e Conselheiro Federal pelo Paraná junto ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Entre 1984 e 1987 representou os engenheiros civis do Paraná no Conselho Federal de Engenharia (atual CONFEA). Quando no Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, na qualidade de presidente do Instituto Histórico e Geográfico, propôs o tombamento do corpo principal do edifício da Estação Ferroviária, hoje Museu Ferroviário, na praça Eufrásio Corrêa.[50][51][52]

A rodovia BR-476 que corta o estado do Paraná no trecho entre Cascavel e Toledo foi nomeada Rodovia General Luiz Carlos Pereira Tourinho através do Projeto de Lei 6.626 de 2013.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Carlos_Pereira_Tourinho