Lucas Lopes

Atual ocupante: Maurício Schulman

Posse: 2013

 

Lucas Lopes nasceu em Ouro Preto (MG) em 1911. Ingressou na Escola de Engenharia da Universidade de Minas Gerais em 1927, e ainda estudante começou a trabalhar, primeiro como repórter no jornal O Estado de Minas e depois como desenhista na seção técnica da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Formado em engenharia civil em 1932, passou para a então criada Rede Mineira de Viação. Em 1940 licenciou-se, e trabalhou na Companhia Auxiliar das Empresas Elétricas Brasileiras (CAEEB) e em seguida na Sociedade Técnica de Materiais (Sotema).

Em 1942 ocupou a Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio do governo de Minas. Chefiou em 1946 a Secretaria de Viação e Obras Públicas. Tornou-se professor catedrático de geografia econômica da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Minas Gerais. Participou em seguida da Comissão do Vale do São Francisco, chefiando a equipe que preparou o Plano Geral para o Aproveitamento do Vale do São Francisco, apresentado ao Congresso em 1950. Presidiu a holding Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig) quando de sua criação. Em 1952, passou a integrar o conselho de administração do BNDE. Em 1954, ocupou o Ministério da Viação e Obras Públicas.

Em 1955, Lucas Lopes foi nomeado presidente do BNDE, acumulando esse cargo com o de secretário-executivo do Conselho do Desenvolvimento. Em 1958 assumiu o Ministério da Fazenda. Em 1959, ajudou a fundar a Consultec – Sociedade Civil de Planejamento e Consultas Técnicas Ltda.

Faleceu no Rio de Janeiro em 1994.

Fonte: Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001