Atual ocupante: Nelson Martins
Léo do Amaral Penna
Leo Amaral Penna nasceu no Rio de Janeiro (DF) em 1907. Formou-se em Engenharia Civil em 1929 pela Escola Politécnica. Em fevereiro de 1928 ingressou como desenhista na Empresas Elétricas Brasileiras S. A. (EEB), passando a engenheiro depois de formado. Em maio de 1941, a EEB foi transformada na Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras (Caeeb), após o que Leo Penna veio a assumir o cargo de engenheiro-chefe. Em 1943 passou a diretor-técnico da mesma empresa, cargo que exerceria até 1965. Integrou a Comissão da Indústria de Material Elétrico (Cime) do governo federal, de 1944 a 1947. Após a compra das empresas da Amforp pelo Governo Federal em outubro de 1964, no ano seguinte foi conduzido à Presidência da Caeeb, tendo exercido esse cargo até março de 1967.
Presidiu o Comitê Coordenador dos Estudos Energéticos da Região Sul (Enersul), de 1967 a 1970, o Comitê Coordenador dos Estudos Energéticos da Amazônia (Eneram), de 1969 a 1972, e o Comitê Coordenador dos Estudos Energéticos da Região Nordeste (Enenorde), de 1969 a 1973.
Participou da construção dos maiores empreendimentos hidrelétricos do país, a Usina Hidrelétrica Itaipu e a Usina Hidrelétrica Tucuruí, e dirigiu importantes trabalhos de padronização de procedimentos do setor elétrico, relacionados a projetos de obras e fabricação de equipamentos.
Foi membro da American Society of Civil Engineers e da American Geophysical Union, sócio efetivo do Clube de Engenharia, membro titular do Instituto de Engenharia de São Paulo, membro do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia (CBCME) e membro do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro de Grandes Barragens (CBGB).
Faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1990.
Fonte: https://www.memoriadaeletricidade.com.br/acervo/454/leo-amaral-penna