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Edson Junqueira Passos
Edison Junqueira Passos nasceu em Santa Luzia do Carangola – Minas Gerais – em 19/11/1893.
Fez seus estudos primários na cidade de Juiz de Fora e os secundários no Colégio Anchieta de Friburgo e no Ginásio São Bento do Rio de Janeiro. Em 1911, concluiu os preparatórios no Externato Pedro II, ingressando, no ano seguinte, na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Em 1915, recebeu o grau de Engenheiro Geógrafo. Concluiu o curso de Engenharia Civil no ano de 1917.
Em 1918, foi engenheiro do município de Uberaba. De 1919 a 1920, foi o primeiro engenheiro da Comissão Construtora do prolongamento da Estrada de Ferro Mossoró (trecho entre Rio Grande do Norte e Paraíba). Foi também engenheiro chefe de Linha da Estrada de Ferro de Goiás, de 1922 a 1923 e Engenheiro da Inspetoria de Engenharia Sanitária em 1923.
Tornou-se, por concurso, professor universitário na cadeira de Materiais de Construção, Terrenos e Fundações da Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (hoje, UFRJ).
Em 1937, foi investido no cargo de Secretário de Viação e Obras Públicas do então Distrito Federal, onde permaneceu por oito anos, sendo responsável pela grande reforma urbanística ocorrida naquela cidade, como a abertura da Avenida Getúlio Vargas, Avenida Brasil, Avenida Tijuca, duplicação do Túnel do Leme, do Pasmado, etc. Tornou-se conhecido como o criador do Rio de Janeiro moderno.
Em 1943, foi eleito Presidente do Clube de Engenharia, cargo que exerceu por dez anos seguidos (três reeleições) até vir a falecer, conseguindo em sua gestão realizar o sonho da construção do edifício sede do clube, edifício este que se chama Edifício Edison Passos. Em 1944 tornou-se diretor do Banco Fluminense da Produção.
Foi eleito Deputado Federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro de 1951 a 1954. No congresso, foi o Presidente da Comissão de Transportes, tendo criado o Plano Rodoviário Nacional.
Publicou cinco livros técnicos na área de Engenharia.