Atual ocupante: Enzo Martins Peri
Diogo Jacques Funck
Jacques Funck (ou Funk) (1715-1788), nasceu e faleceu em Estocolmo, na Suécia.
Sua formação profissional foi feita na Academia de Estocolmo, pela qual foi diplomado engenheiro. Em 1742, Funck exercia suas atividades na Suécia, passando a servir, em 1745, no Exército francês, em Flandres. Na conquista de Havana salientou-se por atos de heroísmo e pela sua serena energia.
Dada a preocupação que inspirava a defesa do porto do Rio de Janeiro, o Governo da metrópole tomou a iniciativa de contratar, na Europa, os serviços do Tenente-General João Henrique Böhn e do Brigadeiro Jacques Funck, que eram altamente considerados como autoridades em Fortificação.
Funck foi o autor de numerosos trabalhos técnicos, o que se observa pela relação seguinte: — Projeto para acrescentar o arsenal do trem da Cidade do Rio de Janeiro, feito em 1770, e numeração das obras que se devem acrescentar ao dito Arsenal, com o cais defronte da praça. — Plantas sobre o novo chafariz da praça da mesma cidade em 1780. — Despesa da obra do cais que se construiu adiante da mesma praça, em 1731, e o modo de calçar a praça defronte do palácio com menos despesa. Pelo Marechal-de-Campo Jacques Funck. — Planta da situação da Ilha de Santa Catarina e sua defesa, em 1774; do Rio Grande, desde a entrada da barra até a porta de Mendanha, em 1776; dos portos e passagens entre o Rio Camacuam e o Rio Taquari etc., em 1777. — Relação geral de todas as fortalezas e baterias ao redor da baía e praça do Rio de Janeiro, em 1776, com 14 cartas topográficas e com as plantas das fortificações. — Projeto de uma obra curva proposta sobre o cume da altura detrás da Fortaleza de Santa Cruz, em 1769. — Relação revista do estado presente de todas as obras de fortificações construídas em diferentes lugares, ao redor da baia do Rio de Janeiro, com oito plantas. Feita em 1781. — Revista geral da artilharia e munições que se acham ao todo, no Rio de Janeiro, em 1779 e 1780. — Planta particular para servir à relação junta, sobre a viagem entre o Rio Camacuam e o Rio Taquari, desde a Povoação do Rio Pardo até a Vila de Porto Alegre (as distâncias que figuram em uma e outra são feitas somente pelas diferentes informações colhidas). Trabalho feito no mês de janeiro de 1777. Em 1774, foi promovido a marechal-de-campo, posto em que foi para o Rio Grande do Sul.
Seu nome liga-se à introdução do ensino de engenharia do Brasil, ao dirigir, na Praia Vermelha, uma aula de Engenharia e Artilharia.
Fonte da pesquisa:http://fortalezas.org/index.php?ct=personagem&id_pessoa=267&muda_idioma=PT