Plínio Alves Monteiro Tourinho

Cadeira: 186
Atual Ocupante: Roberto Rodrigues
Posse 2013

Plínio Alves Monteiro Tourinho nasceu em Curitiba, em 1882.

Cursou o Ginásio Paranaense. Aos 17 anos sentou praça como voluntário no 6º Regimento de Artilharia, sediado em Curitiba, tornando-se cabo em maio de 1889. Ingressando em seguida na Escola Militar de Rio Pardo (RS), aí concluiu os estudos preparatórios. Matriculou-se na Escola Militar do Brasil sendo promovido a segundo-tenente em janeiro de 1907. Concluiu o curso em 1912, formando-se em ciências físicas e matemáticas e engenheiro militar.

Promovido a primeiro-tenente em setembro de 1912, tornou-se capitão em setembro de 1919 e major em fevereiro de 1925. Participou da Revolução de 1930, levantando a guarnição militar do Paraná. Após a vitória da insurreição, foi nomeado delegado militar no Paraná.

Em maio de 1933 elegeu-se deputado à Assembléia Nacional Constituinte na legenda do Partido Liberal paranaense. Em outubro de 1934 elegeu-se deputado federal pelo Paraná na legenda do Partido Social Nacionalista. Promovido a coronel em setembro do ano seguinte, exerceu o mandato até novembro de 1937, quando, com a implantação do Estado Novo, foram dissolvidos os órgãos legislativos do país. Em fevereiro de 1938 foi nomeado chefe do Serviço de Engenharia da 5ª RM.

Foi um dos fundadores da Universidade do Paraná, professor catedrático de engenharia e de astronomia geodésica da Faculdade de Engenharia do Paraná, membro do Instituto dos Engenheiros do Paraná e do Clube Militar do Rio de Janeiro. Faleceu em Curitiba no ano de 1950.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/plinio-alves-monteiro-tourinho