Euro Brandão (In memoriam)

Posse: 1996
Falecimento: 2000
Cadeira: 92
Patrono: Miguel Calmon Du Pin de Almeida

Nasceu em Curitiba no dia de 31 de dezembro de 1924, filho do professor Nilo Brandão e de Noêmia Santos Brandão. Cursou o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de 1944 a 1945, alcançando a patente de segundo tenente da reserva, na arma de artilharia. Formado em engenharia pela Universidade do Paraná (UPR) em 1946, dois anos depois ingressou na Rede de Viação Paraná/Santa Catarina como chefe do escritório técnico da empresa. Em 1950 tornou-se professor-assistente da disciplina de grandes estruturas na Faculdade de Engenharia da UPR. Percorreria até o final as duas carreiras, especializando-se em estruturas metálicas, reforços de pontes e em via permanente rodoviária. Ainda em 1950, foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, núcleo da futura Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Bacharel em filosofia em 1952 pela UFPR, foi cedido pela rede ao governo paranaense entre 1952 e 1953, para participar dos trabalhos de construção do Centro Cívico de Curitiba. Fez um estágio técnico nos Estados Unidos em 1957. Afastado temporariamente da Rede de Viação em 1963-1964, período em que montou seu próprio escritório de projetos de estruturas, nesse último ano voltou à empresa, da qual se tornou superintendente em 1966-1967. Ainda em 1967, desligou-se da RVPS em caráter definitivo e passou a ser professor da UPR em tempo integral.

Introdutor na UPR do estudo das estruturas metálicas de concreto protendido e da computação eletrônica aplicada à engenharia, foi fundador e primeiro diretor do Centro de Computação Eletrônica da universidade. Em 1970, alcançou a posição de professor titular. Secretário de Transportes entre 1973 e 1974, durante o governo Emílio Gomes (1973-1975), promoveu extenso programa de pavimentação e retomou a construção da Estrada de Ferro Central do Paraná, ligando Ponta Grossa a Apucarana. Essa linha foi concluída logo após sua saída da secretaria, ainda em 1974, para assumir a secretaria geral do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em Brasília. Seguindo orientação do titular da pasta, o também paranaense Nei Braga, promoveu a implantação e o fortalecimento de programas voltados para o ensino fundamental e para o ensino médio, bem como deu início à presença do MEC no ensino pré-escolar.

Em março de 1978, foi indicado pelo ministro Nei Braga para sucedê-lo à frente da pasta. Na época da indicação, era candidato a reitor da UFPR. Confirmada a indicação no MEC, depois que Nei Braga se desincompatibilizou do cargo para concorrer por via indireta ao governo do Paraná, Euro solicitou ao Conselho Universitário da UFPR que o seu nome fosse retirado da lista que seria enviada ao presidente da República, general Ernesto Geisel, a fim de que este escolhesse o reitor.

Assumiu o ministério em maio de 1978. Em janeiro de 1979, prestes a passar o cargo para seu sucessor, em razão do fim do mandato do general Geisel, afirmou que deixava para quem o substituísse a revogação do Decreto nº 477. Deixou o MEC em março de 1979, sendo sucedido na pasta por Eduardo Portela.

Aposentado como engenheiro ferroviário e como professor titular da UFPR, Euro Brandão retornou a Curitiba para assumir, a convite do governador Nei Braga, a presidência do Banco de Desenvolvimento do Paraná, cargo que ocupou de 1979 a 1984. Retornou em 1983 ao magistério superior, passando a lecionar a disciplina programação de computadores na PUC-PR. Três anos depois, assumiu a reitoria dessa universidade, mantendo-se no cargo por três mandatos consecutivos, até janeiro de 1998. Faleceu em Curitiba no dia 31 de outubro de 2000.