Ormeo Junqueira Botelho

Cadeira: 175
Atual Ocupante: Reinaldo Castro Sousa
Posse 2011

Ormeo Junqueira Botelho foi um engenheiro civil que presidiu por quase seis décadas a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina. Ex-presidente do Instituto Brasileiro do Café, Ormeo Junqueira Botelho (1897-1990) foi eleito Deputado Federal por Minas Gerais em 1962. Ardoroso defensor do meio-ambiente, precursor do pensar preservacionista, ele teve destacada atuação na Câmara, projetando seu nome no cenário nacional.

Exemplo de comprometimento com a comunidade, Ormeo Junqueira Botelho participou intensamente de várias atividades na Zona da Mata Mineira. Em Leopoldina, foi Provedor do Hospital e, por 27 anos, do Orfanato Lenita Junqueira, além de fundador da Cooperativa de Leite de Leopoldina e diretor do Banco Ribeiro Junqueira. Em Cataguases, fundou e dirigiu a Companhia Industrial Cataguases, empresa do ramo têxtil.

Respeitado e admirado cidadão de seu tempo, modelo-inspirador da trajetória da Fundação, o Doutor Ormeo costumava citar sempre Santo Agostinho: “Nada merece ser feito, mesmo que bem feito, se a alma não estiver no feito”.

Fonte: http://www.fundacaoormeo.org.br/a-fundacao/ormeo-junqueira-botelho/