Mário Penna Bhering

Atual Ocupante: Mario Luiz Menel da Cunha
Posse: 2015

Mário Pena Bhering nasceu em Belo Horizonte no dia 24 de maio de 1922. Iniciou seu curso superior na Escola de Engenharia de Belo Horizonte e prosseguiu na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi convidado em 1950 pelo engenheiro Lucas Lopes para juntar-se ao grupo que veio a organizar as Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig). A constituição da empresa em maio de 1952 representou um marco decisivo da intervenção do poder público estadual nas atividades de energia elétrica. Sob a presidência de Lucas Lopes, sua primeira diretoria foi composta por Mário Bhering, Mauro Thibau, John Cotrim e Pedro Laborne.
Ocupando a vice-presidência da Cemig em 1955, teve participação destacada no esquema de financiamento externo e de fornecimento de equipamentos para a hidrelétrica de Três Marias, no alto São Francisco, e a rede de transmissão associada à usina. Em julho de 1965, assumiu a presidência da Cemig, respondendo interinamente pelo cargo até outubro. Por indicação do governador Israel Pinheiro, foi eleito presidente efetivo no final de março de 1966, em substituição a Celso Melo de Azevedo.
Com a posse do general Artur da Costa e Silva na presidência da República em março de 1967, foi convocado para comandar a Eletrobrás no lugar de Otávio Marcondes Ferraz, sendo substituído na Cemig por João Camilo Pena.
A primeira gestão de Bhering na Eletrobrás durou oito anos, correspondendo em grande parte ao ciclo de crescimento da economia nacional conhecido como “milagre brasileiro”. A Eletrobrás foi chamada a participar da construção da usina de Itaipu, no rio Paraná, primeiro grande empreendimento binacional do Brasil.
Em março de 1983, convidado pelo governador de Minas, Tancredo Neves, tornou-se presidente da Cemig pela segunda vez. Durante sua nova gestão, a empresa foi transformada em Companhia Energética de Minas Gerais. A exemplo do que acontecera em 1967, deixaria a estatal mineira para exercer novamente o comando da Eletrobrás, também por indicação de Tancredo, eleito presidente da República em janeiro de 1985. Seu nome foi confirmado por José Sarney, que assumiu o governo da Nova República em virtude da doença e posterior falecimento de Tancredo.
Bhering deu grande destaque ao tratamento das questões ambientais, incorporadas de forma sistemática nos estudos de planejamento da Eletrobrás. Foi também o principal idealizador e o primeiro presidente do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, criado em 1986.
Faleceu em Belo Horizonte no dia 1° de setembro de 2009.

FONTE:http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/bhering-mario-pena