Mariano Procópio Ferreira Lage

Atual Ocupante: Ronaldo Tadeu Pena
Posse: 2023

Filho do capitão Mariano José Ferreira e de dona Maria José Sant`Ana, Mariano Procópio Ferreira Lage nasceu na Chácara do Matinho, em Barbacena, MG em 23 de junho de 1821. Engenheiro formado na Alemanha, foi autor de diversos livros técnicos.

Fundou a Escola Agrícola União e Indústria e foi proprietário de uma fazenda em Goianá, perto de Rio Novo, onde criou cavalos de raça. Foi também diretor da Estrada de Ferro Dom Pedro II e das Docas da Alfândega, além de presidente do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, onde morou alguns anos.
Mariano Procópio foi deputado provincial em 1861, e deputado-geral pelo Partido Conservador sendo representante de Minas Gerais na Assembleia Geral do Império entre 1861-1864 e 1869-1872.

Em 1840, em uma de suas várias viagens à Europa, tomou gosto pela fotografia com um dos inventores do processo, o francês Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851).

Casou-se em 1851, com Maria Amália Coelho de Castro. Tiveram quatro filhos: Mariano, Elisa (que morreram ainda crianças), Frederico e Alfredo.
Em 1861 iniciou a construção da Villa Ferreira Lage, embrião do que seria posteriormente o primeiro museu de Minas Gerais, o Museu Mariano Procópio, fundado em 1915 por seu filho mais novo: Alfredo Ferreira Lage.

Investidor de imóveis e ações, deixou inúmeros bens à sua família ao falecer em 14 de fevereiro de 1872, em Juiz de Fora-MG Foi empresário, diretor da Companhia União e Indústria, responsável pela construção da primeira estrada pavimentada do país – Estrada União e Indústria – “uma das glórias da
engenharia nacional” e “uma das obras mais arrojadas do mundo” a sua época. Mariano Procópio foi também o responsável pela contratação dos imigrantes alemães e tiroleses que formaram a Colônia Alemã Dom Pedro II em Juiz de Fora (MG).

Além de ter criado a Estrada União e Indústria foi também comerciante e produtor agrícola, empresário e investidor em imóveis e ações.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariano_Proc%C3%B3pio
https://www.espeschit.com.br/historia/uniao_e_industria/mariano_procopio/