Posse: 2012
Cadeira: 168
Patrono: Milton Vargas

Engenheiro Civil pela UFRJ, com especialização em engenharia de petróleo (Universidade de Alberta, Canadá), administração de empresas (Universidade de Columbia, EUA) e em gestão tecnológica (INSEAD, França).

Tem também formação como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Atuou por mais de 30 anos em posições executivas, na Petrobras e na inciativa privada e tem atuado há mais de 15 anos como membro de conselhos de administração e conselhos consultivos em empresas e instituições, no Brasil e no exterior, nos segmentos de petróleo & gás, biocombustíveis, geração de energia, infraestrutura, logística e tecnologia.

É atualmente membro dos Conselhos de Administração da Karoon Energy, da Vast Infra-Estrutura, da Radix Engenharia e Software e do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), e dos Conselhos Consultivos da Constellation Serviços de Petróleo e da ONG Instituto Refazer.

Foi CEO da Prumo Logística, do Porto do Açu e da Dome Serviços Integrados, e CTO da GranEnergia. Exerceu na Petrobras relevantes funções executivas: Gerente Geral de Operações da Bacia de Campos, Diretor de Operações da Petrobras no Golfo do México, Gerente Executivo de Exploração e Produção do Sul e Sudeste, Gerente Executivo de Pesquisa & Desenvolvimento (CENPES), Gerente Executivo do Desenvolvimento do Pré-Sal. Teve participação no desenvolvimento de praticamente todos os projetos de produção da Petrobras em águas profundas e ultra-profundas no Brasil, desde a Bacia de Campos até o Pré-Sal.

Foi membro dos Conselhos de Administração das empresas Petrobras Energia, na Argentina, Ultrapar, GranBio, GranIHC Services, MRO Logistics, Ferroport, Gás Natural do Açu e Porto do Açu, tendo sido presidente do conselho das três últimas.

Foi também membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Comitê Gestor do Fundo Setorial Petróleo CT-Petro, do Conselho de Orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e do Conselho Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ.

Ao longo da carreira recebeu os seguintes reconhecimentos, pelas suas contribuições no campo da inovação tecnológica:

· Offshore Technology Conference (OTC) – “Distinguished Individual Award”, em 2019

· Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – “Prêmio Personalidade do Ano”, em 2017

· Ocean, Offshore and Arctic Engineering Division (OOAE), da American Society of Mechanical Engineers (ASME) – “Industry Achievement Award”, em 2012

· Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil – “Grau de Comendador pela Ordem Nacional do Mérito Científico”, em 2010

· Society of Petroleum Engineers (SPE) – “Personalidade do Ano da Indústria de Petróleo do Brasil, 2008