Antônio Pereira Rebouças Filho

Atual Ocupante: Antonio Carlos Capeleiro Pinto
Posse: 2021

Antônio Pereira Rebouças Filho (Cachoeira, 1839 – São Paulo, 1874) foi um engenheiro militar brasileiro, responsável pela construção da Estrada de Ferro de Campinas a Limeira e Rio Claro, da Estrada de Ferro Curitiba Paranaguá e da rodovia Antonina-Curitiba, conhecida como estrada da Graciosa.

Pela antiga Escola Militar, recebeu o grau de Bacharel em ciências físicas e matemáticas e carta de Engenheiro militar. Em 1858, seguiu à Europa especializar-se em construção de estradas de ferro e portos marítimos. Regressando ao Brasil, trabalhou em diversos projetos. Foi o responsável pela construção da Estrada de ferro de Campinas a Limeira e Rio Claro, da Estrada de Ferro Curitiba a Paranaguá, a rodovia Antonina – Curitiba, conhecida como estrada da Graciosa. Merece destaque pela citada ferrovia Curitiba-Paranaguá; esta estrada de ferro é famosa pelas soluções encontradas por Rebouças para que ela transpusesse a Serra do Mar.

Antônio Rebouças Filho era irmão de José Rebouças e André Rebouças, também engenheiros. André teve intensa participação na abolição da escravatura. Os três eram filhos de Carolina Pinto Rebouças e Antônio Pereira Rebouças, político e jornalista, filho de uma escrava alforriada e um alfaiate português. Foi sobrinho do Dr. Manuel Maurício Rebouças, médico, professor da Faculdade de Medicina da Bahia e combatente da Guerra de Independência do Brasil.

Fonte da pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Pereira_Rebou%C3%A7as_Filho