João Fernando Gomes de Oliveira

Posse: 2016
Cadeira: 21
Patrono: Antônio Francisco de Paula Souza

Neto e filho de engenheiros, o Acad. João Fernando Gomes de Oliveira tem na engenharia uma herança de família. No início do século XX, seu avô, João Acácio Gomes de Oliveira, após estudar na Suíça retornou ao Brasil e fundou a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica para Santa Catarina. Anos depois, ele foi para São Paulo, onde seu filho e alguns netos, entre eles João Fernando, seguiram o mesmo caminho profissional, cursando engenharia mecânica.

João Fernando faz parte da terceira geração que manteve a tradição da engenharia na família. “O sonho do meu pai era que os quatro filhos fossem engenheiros. Três seguiram a carreira e um se formou em Direito”, conta o Acadêmico, graduado em Engenharia Mecânica pela USP de São Carlos, onde também fez o doutorado.

Pós-doutor pela University of California – Berkeley (EUA), João Fernando é professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Foi na USP, durante a graduação, que João Fernando se apaixonou pela pesquisa na área de processo e fabricação. Na universidade, participou da formação do Núcleo de Manufatura Avançada (Numa), de onde já saíram mais de 12 startups. “Criamos o grupo que já tem mais ou menos 30 anos. É um grupo de pesquisa ligada ao empreendedorismo. Sempre trabalhamos com processos e gestão industrial, logística e cadeias de suprimentos de uma maneira integrada entre gestão e tecnologia”, conta.

Fellow da International Academy for Production Engineering, membro da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas e da Society of Manufacturing Engineers e pesquisador 1A do CNPq.  João Fernando Gomes tem 250 trabalhos publicados e três licenciamentos de patentes na área de Manufatura Avançada.

Foi condecorado com a Comenda, em 2007, e a Grã-Cruz, em 2010, da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República, e recebeu o Prêmio FCW – Ciência e Cultura, na categoria Ciência Aplicada da Fundação Conrado Wessel, em 2010, o Prêmio Anísio Teixeira da Capes/MEC e o SAP Americas Innovation Award da SAP Global.

A formação de pessoas é uma das coisas da qual mais se orgulha. “Ajudei a formar cerca de 1.500 engenheiros com paixão por essa área. Na pós-graduação formei pessoas que estão ativas no mercado. Formar gente foi uma das coisas mais importantes e gratificantes da minha carreira. É como se ficasse uma semente de você nas pessoas”, diz o Acad. João Fernando.