Posse: 1991
Cadeira: 155
Patrono:  Manuel Coelho Mendes da Rocha

Docteur Ingénieur pela Universidade de Grenoble em 1.970, o engenheiro civil Fernando Olavo Franciss, formado em 1.958 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), licenciou-se em Geologia Aplicada pelo Laboratoire de Géologie de l ‘Université de Grenoble em 1.960, depois de concluir sua extensão universitária em Mecânica dos Solos.

Fernando Franciss iniciou sua carreira profissional com estagiário da Sondotécnica tendo exercido o cargo de Diretor de 1.980 a 1.991. Atualmente é sócio administrador da Progeo – Consultoria de Engenharia Ltda. Foi professor da PUC-Rio de 1.964 a 1.980, sendo um dos pioneiros dos seus cursos de pós-graduação. Escreveu livros técnicos sobre hidráulica de meios permeáveis, túneis em rochas brandas e hidráulica de rochas fraturadas, respectivamente, todos publicados pela CRC Press do Taylor & Francis Group.

Reconhecido há mais de 40 anos como especialista em geologia e geotécnica aplicada a obras civis e mineração, Fernando Franciss defende a necessidade urgente de fazer gestão de riscos no Brasil.

Segundo Franciss, as práticas de gestão de riscos em organizações de grande porte permaneceram limitadas e confinadas em apenas algumas das suas áreas operacionais sem as expandir por todos os seus estamentos gerenciais nem integrar todas as informações sobre riscos com o propósito específico de subsidiar decisões táticas e estratégicas. Contudo, no decorrer das duas últimas décadas, pressionadas pela ocorrência de riscos financeiros residuais inesperados cada vez mais graves, a alta direção das grandes corporações passou a considerar a gestão integrada de seus riscos tão importante quanto a gestão individualizada dos seus riscos operacionais e tão prioritária quanto suas demais atribuições.

– Além disso, a Gestão de Riscos é muito rentável, pois seus custos são largamente ultrapassados pelos ganhos financeiros decorrentes da sua aplicação em qualquer área – destaca o especialista.