A Academia Nacional de Engenharia, por meio do Comitê Permanente de Energia (CPE), enviou uma carta em defesa do Cepel ao deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), relator da Medida Provisória 1031/2021, que tramita na Câmara dos Deputados e define o modelo de privatização da Eletrobrás. A carta é embasada em argumentos apresentados no relatório “O Futuro do Cepel”, produzido pelo CPE que é coordenado pelo Acadêmico Jerzy Lepecki.

O relatório traz a história do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, fundado em 1971 e sua importância ao longo desses 50 anos de história e desenvolvimento do setor.  Ao longo das 34 páginas o relatório, que teve como principal redator o acadêmico Mário Menel, apresenta um panorama completo do centro de pesquisa, com sua origem, estrutura de financiamento, análise às emendas no legislativo e sinaliza soluções para o Cepel, além de mostrar o funcionamento de centros de pesquisa congêneres operantes em outros países.

“O Cepel, tanto pelo que fez quanto pelo que poderá fazer pelo Brasil, é indispensável para o setor elétrico brasileiro, no entanto essa ideia de manter o centro com aportes da Eletrobras por quatro anos, com redução de 25% a cada ano torna inexequível sua manutenção. Ele não teria tempo para se reinventar”, avalia o acadêmico Mário Menel, presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE), que por isso solicita ao deputado que a transição seja feita em um período de 12 anos.

Em entrevista no último dia 28, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, sinalizou que a medida provisória deverá ser apresentada pelo deputado Elmar no início de maio.

O relatório da ANE contou com a colaboração de vários acadêmicos e especialistas do setor. Participaram da elaboração do documento os acadêmicos Acher Mossé, Albert Geber de Mello, Eduardo Serra, Flavio Miguez  de Mello, Nelson Martins, Walther Mannheimer, além de Agenor Mundim, Grace Nogueira, Pietro Erber, Raul Sollero e Valderes Gouveira. O relatório pode ser conferido aqui.