Em Sessão Solene realizada no dia 17 de abril, na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) empossou seus novos Membros Titulares e sua nova diretoria executiva, eleita para o triênio 2023/2026.  A cerimônia contou com a presença do Secretário Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o professor Luis Fernandes, do Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, ex-Comandante da Marinha, do diretor da EGN, Gustavo Garriga,  do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan. As autoridades formaram a mesa junto com o presidente emérito da Academia Cearense de Engenharia, Victor Frota, o presidente da ANE, Francis Bogossian, e o vice-presidente, Flavio Miguez de Mello.

Durante a cerimônia, foi realizada a tomada de Compromisso pelos novos Acadêmicos, com a posterior imposição do Colar Acadêmico, assinatura do Termo de Posse e a entrega do Diploma. Foram empossados como Membros Titulares: Celso Ferreira, Eduardo Antônio Barros da Silva, Maria do Carmo Soares Cabral, Marly Monteiro de Carvalho, Romildo Dias Toledo Filho e Ronaldo Tadeu Pena.

Em seguida, foi realizada a transmissão de cargo da diretoria executiva, que passa a ter a seguinte composição: Mário Luiz Menel da Cunha, como presidente, Nelson Martins, como vice-presidente, Alcir de Faro Orlando, Atila Pantaleão da Silva Freire, Eduardo Torres Serra, Guilherme Jorge de Moraes Velho e Laurindo de Salles Leal Filho, como diretores.

Secretário executivo do MCTI  afirma que há recursos para reconstrução da engenharia nacional

Cerca de 100 pessoas participaram da solenidade que foi aberta pelo diretor-geral da EGN, Gustavo Garriga. O secretário executivo do MCTI, professor Luis Fernandes, mostrou-se otimista com o cenário da engenharia para os próximos anos e sinalizou que pretende contar com a parceria da ANE. “Temos um compromisso com a reconstrução da engenharia nacional e com a reconstrução do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação e podemos contar com a liberação integral dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, somando um aporte de R$ 10 milhões em 2023, liberados para esse fim. Queremos garantir que a engenharia brasileira exerça plenamente o seu potencial para o desenvolvimento do Brasil”, disse ele, destacando também o papel da Marinha no desenvolvimento da ciência e da tecnologia do País.

A Sessão Solene foi conduzida pelo Presidente Francis Bogossian que fez seu discurso de boas-vindas aos novos acadêmicos onde relembrou a história da Academia, fundada em 1991. Após empossar os sete novos Membros Titulares, o Presidente Francis Bogossian iniciou a posse da nova diretoria, lembrando que a ANE é uma Academia Nacional e deve estar presente em todo o país, destacou o fato do novo presidente ser de Brasília. Agradeceu o apoio de todos os diretores e acadêmicos que contribuíram em seus dois mandatos e convidou o presidente eleito, Mário Menel, para fazer seu discurso de posse e tomar lugar na mesa como presidente da Academia.

Ao assumir a presidência, Mário Menel fez questão de agradecer ao seu antecessor e afirmar que sua gestão dará continuidade ao trabalho realizado, tendo ainda o desafio de olhar para a inovação e para a evolução tecnológica. “Nossa vantagem é a de termos uma diretoria unida, além disso, com capacidade de agregar acadêmicos e acadêmicas com visão de que a soma do conhecimento coletivo supera a do individual”, disse, parabenizando os novos Acadêmicos e já frisando que conta com a participação ativa de todos.

Encerrando a cerimônia, o Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto parabenizou os novos Membros Titulares e os novos diretores e ressaltou que há 12 anos a Marinha participa das Sessões Solenes da Academia. “É uma entidade que se dedica ao avanço da engenharia e à sua aplicação em prol dos melhores interesses do Brasil”, destacou.

Também estiveram presentes, a conselheira federal do Confea, Carmem Lúcia Petraglia, a 1ª vice-presidente do CREA-RJ, Teneuza Maria Cavalcanti Ferreira, a presidente da Academia Brasileira de Moda, a jornalista Hildegard Angel, o presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão, o diretor-adjunto de Assuntos Acadêmicos da Coppe/UFRJ, Marcello Campos, o diretor-geral da ONS, Luiz Carlos Ciocchi, o diretor geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, Luiz Fernando Vianna, da Delta Energia, o presidente da Abraceel, Rodrigo Ferreira,  O diretor do Fórum de Meio Ambiente e de Sustentabilidade do Setor Elétrico, Marcelo Moraes (FMASE), João Alberto Silva, do Grupo Brookfield, o presidente da Associação dos Cogeradores de Energia (Cogen), Newton Duarte, entre outros.

(Leia na íntegra os discursos do ex-presidente Francis Bogossian. Discurso da posse e da transmissão de cargo e do presidente Mário Menel).

Confira nossa galeria de fotos do evento

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]