Eudes de Souza Leão Pinto

Posse: 1993
Falecimento: 2018
Cadeira: 70
Patrono: Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha

Eudes de Souza Leão Pinto nasceu em 08 de julho de 1920, no Recife. Em 1937, foi o 1° colocado no vestibular de Agronomia. Foi nomeado Secretário de Estado de Agricultura, Indústria e Comércio no governo de Etelvino Lins, período no qual desenvolveu importantes atividades e projetos, tendo criado os seguintes serviços: Defesa do Solo, Defesa Fitossanitária com povilhamento e pulverização por avião; Criação da Companhia de Armazéns Geral e Silos (CAGEP); Apoio às Cooperativas e Associações Rurais, expandindo o Crédito Rural.

Recebeu o Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em virtude das suas ações científicas, técnicas, econômicas e sociais para o bem do Estado e da Nação, independentemente do cumprimento das ações docentes no âmbito dessa Universidade, bem como por haver honrado a profissão de Engenheiro Agrônomo e desempenhado com competência suas funções extra-universidade ao longo dos seus cerca de 70 anos de atividades profissionais.

Euro Brandão

Posse: 1996
Falecimento: 2000
Cadeira: 92
Patrono: Miguel Calmon Du Pin de Almeida

Nasceu em Curitiba no dia de 31 de dezembro de 1924, filho do professor Nilo Brandão e de Noêmia Santos Brandão. Cursou o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de 1944 a 1945, alcançando a patente de segundo tenente da reserva, na arma de artilharia. Formado em engenharia pela Universidade do Paraná (UPR) em 1946, dois anos depois ingressou na Rede de Viação Paraná/Santa Catarina como chefe do escritório técnico da empresa. Em 1950 tornou-se professor-assistente da disciplina de grandes estruturas na Faculdade de Engenharia da UPR. Percorreria até o final as duas carreiras, especializando-se em estruturas metálicas, reforços de pontes e em via permanente rodoviária. Ainda em 1950, foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, núcleo da futura Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Bacharel em filosofia em 1952 pela UFPR, foi cedido pela rede ao governo paranaense entre 1952 e 1953, para participar dos trabalhos de construção do Centro Cívico de Curitiba. Fez um estágio técnico nos Estados Unidos em 1957. Afastado temporariamente da Rede de Viação em 1963-1964, período em que montou seu próprio escritório de projetos de estruturas, nesse último ano voltou à empresa, da qual se tornou superintendente em 1966-1967. Ainda em 1967, desligou-se da RVPS em caráter definitivo e passou a ser professor da UPR em tempo integral.

Introdutor na UPR do estudo das estruturas metálicas de concreto protendido e da computação eletrônica aplicada à engenharia, foi fundador e primeiro diretor do Centro de Computação Eletrônica da universidade. Em 1970, alcançou a posição de professor titular. Secretário de Transportes entre 1973 e 1974, durante o governo Emílio Gomes (1973-1975), promoveu extenso programa de pavimentação e retomou a construção da Estrada de Ferro Central do Paraná, ligando Ponta Grossa a Apucarana. Essa linha foi concluída logo após sua saída da secretaria, ainda em 1974, para assumir a secretaria geral do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em Brasília. Seguindo orientação do titular da pasta, o também paranaense Nei Braga, promoveu a implantação e o fortalecimento de programas voltados para o ensino fundamental e para o ensino médio, bem como deu início à presença do MEC no ensino pré-escolar.

Em março de 1978, foi indicado pelo ministro Nei Braga para sucedê-lo à frente da pasta. Na época da indicação, era candidato a reitor da UFPR. Confirmada a indicação no MEC, depois que Nei Braga se desincompatibilizou do cargo para concorrer por via indireta ao governo do Paraná, Euro solicitou ao Conselho Universitário da UFPR que o seu nome fosse retirado da lista que seria enviada ao presidente da República, general Ernesto Geisel, a fim de que este escolhesse o reitor.

Assumiu o ministério em maio de 1978. Em janeiro de 1979, prestes a passar o cargo para seu sucessor, em razão do fim do mandato do general Geisel, afirmou que deixava para quem o substituísse a revogação do Decreto nº 477. Deixou o MEC em março de 1979, sendo sucedido na pasta por Eduardo Portela.

Aposentado como engenheiro ferroviário e como professor titular da UFPR, Euro Brandão retornou a Curitiba para assumir, a convite do governador Nei Braga, a presidência do Banco de Desenvolvimento do Paraná, cargo que ocupou de 1979 a 1984. Retornou em 1983 ao magistério superior, passando a lecionar a disciplina programação de computadores na PUC-PR. Três anos depois, assumiu a reitoria dessa universidade, mantendo-se no cargo por três mandatos consecutivos, até janeiro de 1998. Faleceu em Curitiba no dia 31 de outubro de 2000.

Evandro Mirra de Paula Silva

Posse: 2011
Falecimento: 2018

Formado em Engenharia Mecânica e Elétrica pela UFMG em 1965. Iniciou seus trabalhos de pesquisa em 1963, como estagiário no Grupo do Tório, no Instituto de Pesquisas Radiativas em Minas Gerais. Fez parte da primeira turma do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais no país, na COPPE, UFRJ (1967), tendo trabalhado com o Prof. David Baldwin em propriedades mecânicas de ligas superplásticas. Obteve o Doutorado em Ciências em 1972 na Universidade de Paris/Orsay, sob orientação do Prof. Paul Lacombe, trabalhando ainda na École des Mines de Paris e no Centre de Recherches Nucléaires de Saclay, sobre as evoluções estruturais e propriedades mecânicas dos metais hexagonais.

Ao retornar ao país integrou-se ao grupo que montou o Curso de Pós-Graduação em Metalurgia da UFMG, dedicando-se ao ensino, pesquisa e projetos cooperativos de desenvolvimento tecnológico com empresas. Em 1984 freqüentou o curso Management of Quality and Productivity de W. Edwards Deming, na George Washington University, USA, e fez parte da missão ao Japão que originou o primeiro programa brasileiro de Qualidade, da Fundação Cristiano Ottoni/UFMG. Em 1986 tornou-se Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG, e presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. Em 1988 foi Chairman do primeiro World Materials Congress, em Chicago, USA.

Entre 1990 e 1994 foi Vice-Reitor da UFMG. De 1994 a 1996 trabalhou na França em rede de pesquisa para caracterização e análise de superfícies em materiais, quando foi eleito Membre d´Honneur da Société Française de Métallurgie et de Matériaux. Em 1998 assumiu a Presidência do Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC. Foi Presidente do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, entre 1999 e 2001. Responsável por diversos cursos de Ciência e Engenharia de Materiais, ministrou ainda cerca de 40 cursos em indústrias brasileiras sobre transformações de fase e tratamentos térmicos aplicados a processos industriais. Orientou 26 teses na Pós-Graduação e 50 alunos de Iniciação Científica. Desenvolve atividades de pesquisa em transformações de fase, interação gás-metal e engenharia de superfícies.

Seus principais trabalhos incluem: mecanismos de deformação de sistemas superplásticos; envelhecimento após deformação e comportamento mecânico; ligas inoxidáveis ao nióbio e titânio; estampabilidade com bake-hardening; ligas de titânio com memória de forma; aços elétricos e magnéticos; engenharia de superfícies (recobrimentos cerâmicos e poliméricos, resolução em profundidade). Estes trabalhos geraram uma centena de publicações científicas, patentes e diversos produtos e processos tecnológicos.

Realizou estágios em diferentes instituições no exterior, notadamente na Universidade da Califórnia, em Berkeley, na Universidade de Tóquio, no Japão e na Universidade de Tecnologia de Compiègne, na França. É membro de Comitês Editoriais das revistas científicas Science et Génie des Matériaux (França) e Matéria – Revista Virtual Latino Americana de Materiais. Consultor de C&T da OEA – Organização dos Estados Americanos, do MCT, MEC, CNPq, FINEP, FAPESP e FAPEMIG. Coordenou o Comitê da ALCUE para projetos cooperativos em ciência e tecnologia entre América Latina, Caribe e União Européia. Professor Emérito da UFMG, é hoje Presidente do CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos em Ciência, Tecnologia e Inovação. Faleceu em junho de 2018.