O Acadêmico Virgilio Almeida recebeu o Prêmio FCW de Ciência em 2023 em cerimônia realizada no dia 26 de outubro em São Paulo. Concedido anualmente pela Fundação Conrado Wessel, o prêmio no valor de R$ 400 mil reconheceu este ano um pesquisador de excelência na área de Ciência da Computação.

“Externo minha alegria por ter sido agraciado com o prestigioso Prêmio FCW, que distingue contribuições para o avanço da ciência. A escolha da área e do tema Ciência da Computação para os Prêmios FCW de Fotografia e de Ciência este ano tem um simbolismo significativo para os tempos atuais, marcados pela velocidade das mudanças e por incertezas, mas também por esperanças no avanço da ciência e na capacidade da arte de valorizar o humano e a natureza”, disse Almeida, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos principais especialistas do país em inteligência artificial.

“O professor Virgilio Almeida é o vencedor do Prêmio FCW de Ciências 2023, cujo tema Ciência da Computação não poderia encontrar melhor personagem para sua destinação, neste ano um pouco mais distendido, mas ainda assim de tantas ameaças, perigos e desavenças para a sociedade, para o país, para os continentes e oceanos, para o planeta. O Prêmio FCW não faz se não enfatizar a sua já reconhecida a distinção acadêmica e intelectual. O professor Virgilio transita por todos os quadrantes da cultura científica com a vontade de quem passeia por um parque em um dia ensolarado, por isso sua escolha para o prêmio FCW não poderia ser mais adequada aos propósitos do Prêmio e da Fundação Conrado Wessel”, disse Carlos Vogt, diretor-presidente da FCW, em saudação ao premiado.

O Prêmio foi entregue por José Roberto Drugowich de Felício, presidente do Conselho Curador da Fundação Conrado Wessel. O Prêmio FCW de Ciência é concedido desde 2002 a uma personalidade de destaque com trabalho de reconhecido valor para o desenvolvimento científico ou tecnológico no país.

clique aqui para ler o discurso de Virgílio Almeida

Fonte: texto e fotos: https://www.fcw.org.br/