O Acadêmico Romildo D. Toledo Filho é o novo diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ. O nome do Acadêmico foi aprovado pelo conselho diretor do parque no dia 18 de julho. Mestre (1986) e doutor (1997) em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutor pela Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, Romildo Toledo é Professor Titular da UFRJ, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e e, desde abril deste ano, membro titular membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE).

Ingressou na Coppe em 1999, no Programa de Engenharia Civil, foi diretor geral da Coppe (2019 – 2023), diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe (2013 a 2015), e vice-diretor da instituição (2015 a 2019). Recebeu do Instituto Brasileiro do Concreto o prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer, de Destaque do Ano em Engenharia, no campo das pesquisas do concreto e materiais constituintes (2009). Foi duas vezes contemplado pelos editais da Faperj “Cientista do Nosso Estado” (2010) e “Cientista Jovem do Nosso Estado” (2000).

Coordenador executivo do Centro Brasil-China de Mudanças Climáticas e Energias Renováveis – uma parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China-, é membro do INBAR Bamboo Construction Task Force, e presidente da Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias não Convencionais.

Fonte: site Parque UFRJ