Presidente Mário Menel apresentou a ANE e falou dos desafios da engenharia

O presidente Mário Menel participou, no último dia 4, da solenidade de posse dos novos membros da Academia Paranaense de Engenharia (APE), realizada na sede da entidade, em Curitiba. O dirigente da ANE compôs a mesa da Sessão Solene junto com o presidente da APE, Horácio Hilgenberg Guimarães, com a secretária Estadual de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, e com o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, José Carlos Dias Lopes da Conceição, entre outras autoridades.

Foram empossados sete novos membros, entre eles o engenheiro civil Walfrido Victorino Ávila, que no ano passado ministrou a palestra “Dificuldades de empreender no Brasil”, durante uma reunião geral da Academia Nacional de Engenharia. Walfrido passou a ocupar a cadeira nº 44 cujo patrono é o engenheiro Rubens Maister.

O Presidente Menel, em sua fala, apresentou a ANE, elogiou a APE que ,embora muito jovem, já apresenta relevantes serviços à engenharia paranaense. Cumprimentou os novos acadêmicos, lembrou um importante ponto em comum às duas academias: o engenheiro e arquiteto Jaime Lerner acadêmico da ANE e da APE e finalizou afirmando que “vivemos tempos difíceis, mas temos o diagnóstico de nossas dificuldades, temos engenharia de elevada competência em todos os ramos de atividade, portanto, vamos fazer acontecer”.

Também foram empossados os engenheiros Carlos Costa Branco,  Celso Pasqual, Kamal Fuad Kamel, Ricardo Rocha de Oliveira e Roberto Tuyoshi Hosokawa. O engenheiro  José Aroldo Gallasini foi representado por José Roberto Riken.

Além da posse de novos membros, durante o evento foi oficializada a criação de mais três cadeiras na APE e realizada a apresentação dos novos patronos da entidade, sendo o patrono da cadeira de número 55, o engenheiro Jaime Lerner, falecido em 2021, que foi membro titular da ANE.

A APE foi fundada em 21 de outubro de 2019 e tem entre suas funções preservar a memória da engenharia paranaense, homenagear e reconhecer grandes talentos, destacando-os como exemplo e inspiração para novas gerações.

Walfrido Ávila foi um dos eleitos para APE