Francisco José de Lacerda

Atual Ocupante: Jacobus Willibrordus Swart
Posse: 2014

Francisco José de Lacerda e Almeida (São Paulo, 1753 – Cazembe, 1798), Cavaleiro da Ordem de Cristo, Doutor em Matemática pela Universidade de Coimbra, Lente da Real Academia dos Guardas da Marinha de Lisboa, Sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, Capitão de Fragata e Governador dos Rios de Sena, foi um dos maiores viajantes exploradores do século XVIII.

Durante 10 anos percorreu grande parte da América do Sul, por caminhos fluviais, entre Belém, Vila Bela e São Paulo na campanha de demarcação de fronteiras entre o Brasil e a América espanhola. Mais tarde, percorreu parte de Moçambique e da atual Zâmbia, no que passaria a ser a primeira tentativa científica de travessia de África.

Lacerda e Almeida deixou uma série de diários relativos a cada uma das etapas da sua grande viagem pelo interior do Brasil, além de mapas e tabelas de latitudes e longitudes. Estes diários viriam a ser publicados em 1841, por ordem da Assembleia Legislativa da Província de São Paulo.

A cidade de Pontes e Lacerda no Estado do Mato Grosso foi assim chamada em homenagem aos cientistas, Silva Pontes e Lacerda e Almeida, que desenharam os primeiros esboços da carta geográfica dos rios das bacias Amazônica e do rio Prata.

Outros locais no Brasil, como o Rio Lacerda e Almeida no Estado de Rondônia ou a Ilha Lacerda e Almeida no rio Paraná, Estado de São Paulo, receberam nomes em homenagem ao trabalho levado a cabo por Lacerda e Almeida naquelas regiões.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Jos%C3%A9_de_Lacerda_e_Almeida