
Alfredo Antonio Simões Lisboa
Atual Ocupante: Alberto Henrique Frade Laender
Posse: 2014
Alfredo Antônio Simões dos Santos Lisboa nasceu na Embaixada do Brasil na Bolívia em 1847 e faleceu no Rio de Janeiro em 1936. Bacharelou-se em Matemática e Filosofia pela Univ. de Coimbra (1871). Formou-se em Engenharia pela Universidade de Gand (Bélgica) em 1873. Veio, então, para o Brasil, dedicando-se à engenharia hidráulica.
Realizou muitos trabalhos para o governo, entre eles os de melhoramentos de portos, abertura de estradas e expansão da rede telegráfica. Chefe de Seção da E.F. D. Pedro II (1881/83), engenheiro da E.F. de Pernambuco (1884), engenheiro-chefe da Comissão de Melhoramentos do Porto do Recife e encarregado das Obras Públicas Gerais de PR (1886/90). Engenheiro-chefe da Comissão de Saneamento de SP (1896/97). Inspetor federal de Portos, Rios e Canais (1915/19).
Pertenceu ao Conselho Diretor do Clube de Engenharia, à Soc. de Geografia do RJ, à Assoc. dos Engenheiros Civis de Londres e a outras instituições culturais do país e do estrangeiro. Foi eleito sócio honorário do IHGB em 22 de agosto de 1931. Publicou, além de artigos, discursos e relatórios, os livros: Portos do Brasil, RJ: Atlas, 1927 – Memória descritiva e justificativa do projeto de melhoramento do Porto de Recife Apresentado ao Exmo. Conselheiro Antônio da Silva Prado, Recife: Apolo, 1887 – Crise do Porto de Santos, RJ: I.N., 1926 – Estudo hidrográfico e meteorológico do Porto do Recife, RJ: I.N., 1915 – Tabelas destinadas ao uso dos engenheiros na construção de estradas de ferro, Recife: Apolo, 1885 – A Estrada de Ferro Transcontinental América do Sul. Uma contribuição para o estudo do seu traçado, Recife: Econômica, 1888 – A dragagem no melhoramento de portos e rios navegáveis no Brasil. RJ, I.N., 1901 – Estudo sobre os regimes de exploração industrial nos portos do Brasil, tese, RJ, 1922.
Fonte de Pesquisa: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
POPULAR COURSES
Music Production
Our modern institution is interested in cultivating an environment where young students can come together and learn in a creative and flexible environment. We work collaboratively with our students to achieve outstanding results.
Graphic Design
Our modern institution is interested in cultivating an environment where young students can come together and learn in a creative and flexible environment. We work collaboratively with our students to achieve outstanding results.