UFMG é primeira instituição da América Latina a figurar como membro do GCSP da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos

 

A Universidade Federal de Minas Gerais é a primeira instituição da América Latina a fazer parte do programa de acadêmicos do Grand Challenges Scholars Program  (GCSP) da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos (NAE). A inclusão da UFMG como membro do programa é consequência do primeiro Workshop do GCSP – Brasil,  organizado em conjunto pela Academia Nacional de Engenharia (ANE), Academia Nacional de Engenharia dos EUA (NAE) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), no agosto do ano passado.

O evento, realizado em Minas Gerais, atraiu mais de 180 participantes afiliados a 77 organizações / corporações / agências governamentais, incluindo 43 universidades, centros de P&D e faculdades de engenharia, representando as instituições brasileiras mais reconhecidas.

O workshop teve como objetivo: inspirar as universidades no Brasil a estabelecer os Programas de Bolsas de Estudo Grand Challenges; apoiar o intercâmbio e a cooperação entre GCSPs no exterior com universidades em todo o Brasil e envolver o governo, as indústrias e outras partes interessadas no esforço, destacando o valor dos acadêmicos do Grand Challenges para a sociedade. O resumo do evento pode ser conferido aqui.