MEC publica novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia

O Ministério da Educação (MEC) publicou, em abril, novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Engenharia. Segundo o parecer da comissão do Conselho Nacional de Educação (CNE), a revisão do texto busca “atender as demandas futuras por mais e melhores engenheiros”.

Em comparação com a versão anterior do documento, de 2002, as DCNs de Engenharia trazem conceitos atuais como a formação baseada por competências, o foco na prática, a aprendizagem ativa e uma maior flexibilidade na constituição do currículo.

As novas DCNs têm como finalidade ajustar a estrutura dos cursos de graduação para formar engenheiros capazes de enfrentar os desafios presentes na Indústria 4.0. A criação de novas diretrizes para a graduação de engenharia já vinha sendo discutida nos últimos dois anos. No ano passado, foram realizadas Audiências Públicas para apresentar e discutir as atualizações propostas no documento. Após a homologação pelo MEC, o modelo deve ser implementado em todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil.Confira aqui o parecer do MEC.