O Comitê Permanente de Energia da Academia Nacional de Engenharia (ANE) enviou a parlamentares, ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e outras autoridades um relatório sobre o projeto de capitalização da Eletrobras. O documento “Capitalização da Eletrobras: pontos de atenção” apresenta um retrato da estatal, de outras empresas do setor elétrico e traz recomendações ao governo.

O relatório – que levou cerca de dois meses para ser elaborado – levanta como ponto de atenção que talvez o momento não seja o mais adequado para a capitalização. “Devido à situação que vive o país com crise na área da saúde (pandemia), política e econômica, o momento requer estudos especiais de questões sensíveis à sociedade que precisam ser mais bem debatidas”, afirmou Mário Menel, diretor da ANE, presidente do FASE e redator principal do documento.

Coordenado pelo Acadêmico Jerzy Lepecki, o Comitê Permanente de Energia realiza estudos e pareceres, além de divulgar posicionamentos em diversas áreas energéticas com ênfase em energia elétrica. Também contribuíram na redação do documento os acadêmicos e especialistas no setor Acher Mossé, Altino Ventura, Eduardo Serra, Flavio Miguez de Mello, Leonam Guimarães e Nelson Martins, além dos colaboradores Agenor Mundim, Raul Balbi Sollero e Amilcar Guerreiro.

O documento pode ser conferido em: RELATÓRIO CAPITALIZAÇÃO DA ELETROBRAS – ATUALIZADO EM AGOSTO DE 2020.