Os Acadêmicos Albert Melo e Djalma Mosqueira participam da VII Semana de Engenharia Elétrica da UERJ que tem como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nesta terça, dia 22, a partir das 14h, o Acadêmico Albert Melo ministra a palestra “Reflexões Sobre o Impacto das Mudanças Climáticas em Sistemas de Energia Elétrica”, onde vai abordar a consideração dos impactos das mudanças climáticas no planejamento da expansão e da operação energética, em termos de economicidade, segurança e emissões de GEE, com reflexos nas políticas e estratégias de mitigação e adaptação; e para o estabelecimento de indicadores de resiliência para elegibilidade dos projetos a títulos climáticos. Pretende-se discutir estes aspectos ao longo da apresentação.

Já o Acad. Djalma Falcão apresenta, no dia 25, a partir das 14h, a palestra “Sistema de Energia Elétrica do Futuro e os Desafios Brasileiros”, onde traçará um panorama da evolução dos sistemas de energia elétrica no mundo dentro da visão 3D (Descentralização, Digitalização e Descarbonização) e os desafios enfrentados atualmente pelo sistema elétrico brasileiro devido ao crescimento da geração eólica e solar, da geração distribuída e os múltiplos sistemas de transmissão em corrente contínua.

As palestras serão realizadas no auditório 51 (5º andar), no Campus Maracanã da Uerj ( Rua São Francisco Xavier, 524). As inscrições devem ser feitas no site do evento, onde está disponível a programação completa.

O evento é composto por palestras, mini-cursos, visitas técnicas e atividades humanitárias, com o intuito de agregar valor à formação dos alunos, promovendo a interação entre a comunidade discente e docente, o setor de pesquisa e o mercado de trabalho.