Acadêmicos apresentam palestra sobre GCSP na UFRJ

Roberto Boission de Marca
Nelson Martins

Nesta sexta, dia 23 de agosto, os Acadêmicos Nelson Martins e José Roberto Boisson de Marca ministram palestra sobre os Grandes Desafios da Engenharia para o século XXI. A palestra vai apresentar o Grand Challenges Scholarship Program (GSCP), programa da Academia Nacional dos Estados Unidos (NAE). A palestra sera às 15h00, na sala G122 do Centro de Tecnologia, Ilha Universitária. A palestra fechará o ciclo de atividades da SENEL, Semana de Engenharia Elétrica da UFRJ.

O GSCP, iniciativa da NAE, é apoiado pela Academia Nacional de Engenharia (ANE) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) que em conjunto com a NAE organizaram no início de agosto o primeiro workshop Grand Challenges Scholarship Program (GSCP) na América Latina. O evento foi realizado para convidados na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Durante quatro dias de workshop, palestrantes internacionais apresentaram os resultados da implantação do GCSP nas instituições de ensino do exterior e palestrantes brasileiros falaram sobre os desafios para o ensino da engenharia no país.

Os GCSP workshops são organizados em torno de três metas: inspirar os stakeholders a estabelecer os programas nas instituições de ensino; engajar governo, indústria e corporações multinacionais na iniciativa; e apoiar o intercâmbio e cooperação entre os participantes do GCSP no país sede e no exterior.