Acadêmico descreve o cenário atual do setor elétrico brasileiro na Proceedings of the IEEE

 

 

O acadêmico Nelson Martins e coautores publicaram artigo na seção Ponto de Vista do periódico Proceedings of the IEEE, edição de fevereiro de 2020, intitulado “A Grid of Microgrids: Is it the Right Answer?”.  O artigo defende a utilização de grandes sistemas de transmissão, em extra e ultra-alta tensão, em corrente alternada ou contínua, para assegurar a maior eficiência, sustentabilidade e resiliência do suprimento de energia elétrica cada vez mais renovável tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento.

O artigo relata o cenário atual do setor elétrico brasileiro, com sua matriz predominantemente hidrelétrica e parque crescente de geração renovável intermitente, tanto eólica como solar; descreve também, entre outros temas, os benefícios da operação interligada para a otimização energética e os desafios para a operação elétrica da configuração multi-infeed resultante da convergência de seis estações conversoras CCAT na Região Sudeste, que é importadora de energia. Os dados bibliográficos do artigo, assim como o link para seu livre acesso na base de dados IEEE Xplore, podem ser consultados aqui.

Fonte: Nelson Martins, André Luiz Diniz, João G. C. Barros “A Grid of Microgrids: Is it the Right Answer?” Proceedings of the IEEE, Vol. 108 (2), pp. 231-237, February 2020.