Academia Nacional de Engenharia (ANE) elege novos membros

 

A Academia Nacional de Engenharia (ANE) elegeu no dia 17 de dezembro, em Assembleia Geral Extraordinária, seis novos membros titulares. Os eleitos são: Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, Humberto Moraes Ruivo, Mario Campos, Paulo Cesar Pellanda, Sergio Leal Braga e Wilson Vicente Ruggiero. A posse dos novos eleitos está prevista para abril de 2020.

“A Academia Nacional de Engenharia atua em defesa da Engenharia Nacional e tenho certeza de que esses novos nomes irão somar nesta luta”, disse o presidente Francis Bogossian.

O ingresso na Academia Nacional de Engenharia (ANE) é feito por indicação dos membros titulares que enviam os nomes, junto com uma apresentação, para a Comissão de Seleção que avalia os currículos e seleciona os novos membros, a partir de critérios pré-estabelecidos. Os nomes selecionados são submetidos ao Comitê de Ética, que faz uma nova análise dos futuros membros e encaminha a lista, com suas recomendações, para eleição em Assembleia Geral Extraordinária.

A Academia Nacional de Engenharia (ANE) vem, desde 1991, funcionando como uma espécie de “think-tank”, um instituto destinado a promover o debate, a reflexão, a disseminação e a proposição de ideias e políticas relacionadas com a formação de engenheiros, a tecnologia, a inovação e as relações da engenharia com as ciências.

Atualmente conta com cerca de 200 membros, distribuídos por todas as regiões  do país. São doutores, pesquisadores, personalidades com reconhecido desempenho profissional e influência nas áreas nas áreas de ensino, pesquisa, projetos, construção, fabricação, montagem e gestão empresarial da sociedade e de atividades industriais e de serviços.

Conheça os novos membros:

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho – Professor Titular do Instituto de Física da UFRJ, cargo que exerce até hoje. É, também desde 1994, Diretor do Centro Latino-Americano de Física e, desde 1988, Pesquisador Associado ao ICTP, de Trieste. Atualmente, se dedica ao estudo de metaestabilidade em Teorias de Campos e Mecânica Estatística, linha de pesquisa iniciada em colaboração com a Universidade de Pittsburgh.

Humberto Moraes Ruivo – Diretor da da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade da Marinha. Engenheiro Mecânico graduado pelo Instituto Militar de Engenharia e M.Sc. pela University of Southampton, UK. Exerceu, dentre outros, os Cargos de Coordenador do Núcleo de Implantação da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade, na Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha; Diretor do Instituto de Pesquisa da Marinha; Diretor Técnico de Enriquecimento Isotópico de Urânio e Diretor de Recursos Minerais, ambos nas Indústrias Nucleares do Brasil.

Mario Campos – Natural de Belo Horizonte, MG, possui graduação em Engenharia Civil e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Computer and Information Sciences – University of Pennsylvania, doutorado em Computer and Information Sciences – University of Pennsylvania na área de Robótica e Visão Computacional. É professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é pro-reitor de pesquisas da UFMG.

Paulo Cesar Pellanda – Professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) Engenheiro eletricista pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), engenheiro militar e mestre em ciências em engenharia elétrica pelo IME, e doutor em controle automático pela École Nationale Supérieure de l’Aéronautique et de l’Espace – França.

Sergio Leal Braga – Professor associado da PUC-Rio, onde concluiu o seu Doutorado em 1985. Nos anos de 1988 e 1989 trabalhou como pesquisador visitante na Purdue University. Mantém convênios de cooperação científica com entidades na Alemanha, Argentina, França, Itália e Peru. É o atual Diretor do Instituto Tecnológico, responsável pelo Laboratório de Engenharia Veicular e Membro do Comitê Executivo do Instituto de Energia da PUC-Rio.

Wilson Vicente Ruggiero – Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, doutorado em Computer Science pela Universidade da Califórnia Los Angeles. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança da Informação, Redes de Computadores sem fio, Modelo de confiança, Redes não estruturadas, Redes de Serviço.