É com pesar que a Academia Nacional de Engenharia comunica do falecimento do Acadêmico Witold Lepecki, na madrugada desta quarta, 28 de junho. O velório será realizado hoje mesmo, às 14h, na Capela 6 do Cemitério São João Batista, e o sepultamento, às 16h.

O brasileiro/polonês, Witold Piotr Stefan Lepecki chegou ao Brasil aos 3 anos junto com a família que veio refugiada da segunda Guerra Mundial. Cursou Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fez também especialização em Ciências e Técnicas Nucleares. Após concluir a graduação, foi para a França fazer doutorado, na Universidade de Paris, em Física de Reatores.

Na década de 70, foi convidado para trabalhar na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e, em seguida, na sua subsidiária Companhia Brasileira de Energia Nuclear (CBTN), no Rio de Janeiro. Em 1979, passou a integrar a NUCLEN, a subsidiaria dedicada à engenharia das centrais nucleares projetadas e construídas conjuntamente com os alemães, a começar de Angra 2 e 3. Em 1997, Acad. Witold Lepecki passou para a recém-criada Eletronuclear onde ficou até se aposentar em 2001.

A Academia Nacional de Engenharia (ANE) apresenta condolências à família do engenheiro que contribuiu para o desenvolvimento do país.

 

28 jun 2023