Por Andréa Antunes Dezembro 19, 2024
Academia participa da formatura de novos engenheiros do IME
Paulo Pellanda, Enzo Peri, Edival Ponciano e Nelson Martins (da esquerda para à direita)
No dia 12 de dezembro de 2024, o Instituto Militar de Engenharia (IME) realizou a cerimônia de Colação de Grau dos novos engenheiros e a formatura de Entrega de Espadas aos novos oficiais do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), integrantes da Turma “Maria Quitéria”. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Miguel Miné Ribeiro Paiva.
O evento contou com a presença do vice-presidente da ANE, Acadêmico Nelson Martins, representando a Academia, e dos acadêmicos Enzo Martins Peri, General de Exército Veterano e antigo Comandante do Exército, Edival Ponciano de Carvalho, General de Divisão Veterano e antigo Comandante do IME, Armando Morado Ferreira, General de Divisão e antigo Comandante do IME, e Paulo César Pellanda, Professor e Pró-reitor de Pós-graduação do IME.
Na abertura da formatura, após as palavras do Comandante do Exército, o General de Divisão Juraci Ferreira Galdino, atual Comandante do IME, destacou a importância do compromisso, dos princípios éticos, dos valores morais e da missão constitucional do Exército.
Em seguida, foram entregues medalhas e espadas de oficial aos destaques da turma. A Turma de 2024 é composta por 75 engenheiros do Curso de Formação e Graduação (CFG), 10 do Curso de Formação (CFrm), 22 Oficiais da Reserva e 13 do Curso de Graduação (CG), sendo 11 oficiais de Arma, um oficial da Marinha do Brasil e um oficial do Senegal.
Também participaram da solenidade, autoridades como o General de Exército Veterano Júlio César de Arruda, antigo Comandante do Exército; o General de Exército Achilles Furlan Neto, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército; o General de Exército Anisio David de Oliveira Junior, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção; o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante Militar do Leste; o General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; e o General de Divisão Eduardo Wolski, Vice-chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia.