É com pesar que comunicamos o falecimento do Acadêmico Fernando Emmanuel Barata, nesta quarta, 27 de dezembro de 2023. Membro fundador da Academia Nacional de Engenharia (ANE), onde ingressou em abril de 1991, Fernando Barata era dono de uma das maiores bibliotecas de Mecânica dos Solos do país, já que desde muito jovem decidiu investir parte de seu salário em livros, e considerado por muitos como um símbolo da Engenharia Nacional.  Ele faleceu aos 99 anos completados no último dia 17,

O corpo será velado em duas oportunidades. Na sexta, no dia 29 de dezembro, das 15h às 18h00, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, e no dia 30 de dezembro,  das 11H às 14h00, no Cemitério da Penitência, no Caju.

Formado Engenheiro Civil pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Escola Politécnica da UFRJ, Fernando Barata escolheu a profissão pela sua identificação com matérias como Matemática, Física e Química. Começou a carreira, em 1951, na área de Mecânica dos Solos. No ano seguinte, fez um curso de extensão em “Solos e Fundações”.

Em 1954, foi para a Inglaterra onde fez especialização no Road Research Laboratory, em Londres. Trabalhou como engenheiro para diversas empresas e autarquias como a Petrobras, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Professor da UFRJ, onde recebeu o título de Professor Emérito.

Apresentamos nossos sentimentos à família e apresentamos sinceras condolências pela perda.