A Academia Nacional de Engenharia (ANE) expressa condolências pelo falecimento neste sábado, (23/12), do Acadêmico José Luis Cardoso, aos 94 anos. O funeral será no dia 26 de dezembro, às 9h00, no Jardim da Saudade, em Sulacap. O engenheiro José Luis Cardoso era membro da ANE desde 1991, ano de sua fundação.

Nascido em 22 de julho de 1929, o eng. Cardoso se formou, em 1952, em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro e fez pós-graduação em Estruturas pela Universidade do Brasil, também no Rio de Janeiro.

Foi professor da Pontifícia Universidade Católica, da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, da Escola de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1961 a 1963), do Instituto Militar de Engenharia, da pós-graduação da COPPE.

Atuou como diretor técnico da Sotege Engenharia SA – Sociedade de Terraplanagem e Grandes Estruturas e da Jatocret Engenharia e é diretor da J L C Engenharia de Projetos e Consultoria.

Participou de projetos importantes no Rio de Janeiro, como dos viadutos rodoviários na Av. das Bandeiras, em Deodoro, na Serra das Araras, sobre a Rua das Laranjeiras e da passarela do aterro do Flamengo, entre outros; da Ponte Internacional sobre o Rio Quarai –Brasil – Uruguai –BR 377, Ponte – Travessa sobre o Rio Uruguai, divisa RS/SC na Rodovia BR 153; Ponte sobre o Rio Santa Maria – BR 290; Ponte sobre o Canal de São Gonçalo- BR 392-471-RS; Ponte sobre o Rio Parnaíba – Divisa entre Estados do Piauí – Maranhão – BR 136; Ponte sobre o Canal da Lagoa da Barra da Tijuca – BR 101 – RJ, entre inúmeros outros.

Recebeu diversas homenagens em sua carreira, entre elas o Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2012, com o projeto da Ponte sobre o Rio Doce (Colatina – ES), e o título de Associado Honorário ABECE 2004.